O recordista Skoda Kodiaq RS está pronto para as encomendas

12/12/2018

Também a Skoda é já detentora de um recorde no icónico traçado de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. A façanha é da autoria do SUV mais desportivo da sua gama de veículos, o Kodiaq RS, com motor 2.0 TDI bi-turbo com uma potência de 240 CV e 500 Nm de binário. Qual o recorde? O de SUV de sete lugares mais veloz no serpenteante circuito germânico…

Ampliando a gama do SUV de maiores dimensões da centenária marca checa, o Kodiaq RS assume um posicionamento de topo de gama, combinando desportividade com a vertente prática que caracteriza os Skoda, mesmo nesta roupagem mais dinâmica. Para o conseguir, conta com o Diesel mais potente da sua história, na forma de um motor bi-turbo que já foi utilizado noutros modelos do Grupo Volkswagen, como no caso do Passat.

Porém, na Skoda, esta unidade de dois litros foi pensada como pedra basilar de uma faceta desportiva associada à sigla RS, a qual tem um longo historial ligado à competição. Esse passado nos troços de rali, sobretudo, é frequentemente evocado pela Skoda para enquadrar o surgimento de cada modelo RS. Com o Kodiaq, não foi diferente.

Projeto que nasceu quase de forma inesperada, uma vez que não estava pensado à partida, o RS vem capitalizar sobre o sucesso do Kodiaq, aquele que foi o primeiro SUV da marca checa a chegar ao mercado em 2017 e que conta já com mais de 250 mil unidades produzidas, surpreendendo até os responsáveis da Skoda.

Estrela da companhia

Mais emotivo, mas sem esquecer o lado prático. Eis uma descrição muito sumária daquilo que a Skoda procura oferecer com o novo Kodiaq RS. A grande estrela da companhia é, sem dúvidas, o motor 2.0 bi-turbo TDI, uma escolha algo surpreendente num mercado que parece estar cada vez mais distanciado daquela tecnologia de propulsão. No entanto, analisando os dados dos modelos já vendidos e dos mercados onde está presente neste segmento, a Skoda chegou à conclusão de que as pessoas ainda procuram aquele combustível em primazia no que diz respeito aos SUV de grandes dimensões.

No papel, são 240 CV de potência e 500 Nm de binário máximo, que prometem levar o Kodiaq RS dos zero aos 100 km/h em apenas 6,9 segundos, beneficiando ainda da eficácia da caixa automática de dupla embraiagem DSG7 (escolhida pela capacidade de lidar com o elevado binário) e do sistema de tração inteligente 4×4 que, no limite, consegue transferir 85% da potência para uma única roda. Objetivo, manter sempre a máxima tração em qualquer tipo de piso ou condições. A velocidade máxima está cifrada nos 220 km/h. Já as emissões de CO2 são de 167 g/km e o consumo médio anunciado é de 6,4 l/100 km, em ambos os casos valores NEDC.

Outras premissas relevantes neste novo Kodiaaq RS são a direção dinâmica que permite variar o grau de assistência consoante o modo de condução escolhido no Dynamic Chassis Control (DCC), tecnologia de série que permite variar uma série de parâmetros no Kodiaq RS, incluindo uma vertente mais desportiva que endurece o amortecimento, retira assistência à direção e melhora a resposta do acelerador e as passagens de caixa. Além disso, torna também a sonoridade mais grave, numa solução que não é apenas oriunda dos altifalantes, como hoje é muito habitual, mas que tem origem do próprio escape. Existem três níveis de sonoridade, entre o Comfort, Normal e Sport.

Regressando aos modos de condução, o Kodiaq RS apresenta cinco pré-estabelecidos – Normal, ECO, Comfort, Sport e Snow – e um personalizável (Individual). As ligações ao solo foram revistas para melhorar o comportamento, com mexidas nos amortecedores, o mesmo sucedendo com o conjunto pneu/jante, uma vez que o Kodiaq RS utliza elementos de 20 polegadas. Para travar o seu ímpeto, a Skoda aumentou igualmente o diâmetro dos discos de travão, que é agora de 17 polegadas nos dois eixos, contrariamente aos Kodiaq ‘normais’ que têm discos de 16” atrás.

Visual mais agressivo

Para reforçar o estatuto RS, o Kodiaq dispõe de algumas mexidas estéticas, tanto por fora, como por dentro. No exterior, nota para a nova grelha desportiva com acabamento em preto brilhante, também utilizado nas barras do tejadilho ou nas capas dos espelhos retrovisores. Nas duas extremidades, surgem novos para-choques, destacando-se o da frente pelas aberturas maiores e, na traseira pela faixa refletora encarnada a toda a largura e pelas saídas de escape cromadas. Noutros detalhes, o logótipo RS aparece agora a vermelho e a iluminação é totalmente LED.

A RETER

O novo Kodiaq RS conta com mecânica Diesel bi-turbo de 240 CV. Acelera dos zero aos 100 km/h em 6,9 segundos.

Está já disponível por 67.450€, sendo o novo topo de gama da gama.

Dispõe de equipamento bastante completo, tanto de conectividade, como de segurança.

Por dentro, o Kodiaq RS, que apenas terá versão de sete lugares à venda em Portugal, conta com muitas novidades, como por exemplo o Virtual Cockpit totalmente digital com um modo dedicado Sport para a apresentação de dados relevantes da condução em cada momento, além de bancos especiais RS com combinação de Alcantara e couro em padrão carbono. A temática do carbono está também presente no tablier e nas portas. A bordo sente-se, com efeito, um elevado cuidado na construção e um elevado sentido de qualidade e de aprimoramento nos pequenos detalhes, como os pespontos em cor vermelha um pouco por todo o lado – no volante, na alavanca da caixa ou nos bancos. Sobre estes, até mesmo os dois da terceira fila, escamoteáveis sob o piso da bagageira (com 1960 litros de capacidade máxima), têm o mesmo acabamento desportivo.

Em matéria de segurança, a Skoda não ‘facilita’ e surge com um arraial completo de sistemas e tecnologias de assistência de série, como o Front Assist, Proteção Preditiva dos Peões, Assistente de Ângulo Cego; cruise control adaptativo, Assistente de Iluminação, Reconhecimento dos Sinais de Trânsito, Alerta de Tráfego Cruzado atrás, Area View (visão 360º), Assistente de Manutenção de Faixa e Traffic Jam Assist, entre outros.

Este cardápio de equipamento é um dos justificativos para o preço de 67.450€ do Kodiaq RS, que cumpre bem o seu objetivo de novo topo de gama checo. As encomendas para o novo modelo estão já abertas.

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