A era dos veículos elétricos criou oportunidades para a entrada de novos operadores no mercado, proporcionando às start-ups e aos gigantes tecnológicos a possibilidade de se afirmarem em pé de igualdade numa das mais competitivas indústrias à escala global, a indústria automóvel.
Neste contexto, várias têm sido as empresas a despontar na indústria automóvel, desde logo a Tesla quando surgiu, batendo-se com players há muito instituídos.
Um dos casos mais recentes é a Aiways, marca chinesa criada em 2017 que está aconstruir uma gama de EV capaz de competir no mercado europeu.
Já presente em 16 mercados espalhados pelo mundo, a Aiways teve como modelo de estreia o SUV U5, lançado em 2019, o qual, um ano depois, tornou-se o primeiro EV chinês a ser exportado para o mercado europeu.
Sobre esta relativa facilidade com que, nestes novos tempos elétricos, novos construtores estão a surgir, quase como nos primórdios da história ao automóvel, o vice-presidente da marca para para as operações internacionais, Alexander Klose, entende que “os fabricantes tradicionais têm restrições e expectativas que os condicionam, ao passo que as novas empresas têm a vantagem de poderem ser aquilo que quiserem”.Dando o exemplo da empresa em que trabalha, Klose declara que, “por sermos uma start-up, pudemos identificar e escolher os melhores especialistas para nos auxiliarem em cada etapa do nosso percurso. A colaboração com parceiros globais permitiu-nos desenvolver um conjunto de tecnologias proprietárias que pudessem resultar numa vantagem sobre a concorrência, não obstante a nossa juventude no mercado”.
Processo de desenvolvimento desta nova marca automóvel
No tocante à Aiways, este novo emblema automóvel explica alguns pormenores do desenvolvimento dos seus produtos. Dwsde logo, optou por desenvolver a sua própria plataforma 100% elétrica, ao invés de recorrer a uma adaptação de um veículo ICE (Internal Combustion Engine, motor de combustão interna).
Segundo o responsável pela área de tecnologia da marca, Zhang Jie, “o desafio foi criar uma plataforma leve, para garantir as prestações características de um EV e, ao mesmo tempo, a máxima segurança da estrutura”.
O resultado, diz Jie, “foi a plataforma MAS (More Adaptable Structure, estrutura mais adaptável), a primeira do mundo a utilizar aço na secção superior e alumínio na inferior. Os principais pontos de união da zona inferior da carroçaria são constituídos por uma peça única em alumínio fundido, reforçando assim a rigidez dessa secção do veículo, enquanto que, noutras partes, a prioridade é a força”.
Uma vez que a plataforma MAS pode ser aplicada a vários tipos de carroçaria e configurações de motorização, novos modelos poderão ser lançados com esta base, designadamente o SUV-Coupé U6, ainda em 2022.

A plataforma idealizada pela Aiways que dá corpo ao SUV U5 apresenta 52% de alumínio. “Em comparação com os veículos ICE, tal permitiu poupar 50 kg na carroçaria em branco (etapa da produção em que a carroçaria é acoplada ao chassis ainda sem quaisquer outros elementos) e, assim, melhorar as prestações enquanto EV”, frisa a empresa.
Paralelamente ao desenvolvimento da plataforma específica da Aiways, a equipa de engenharia da marca trabalhou no respetivo conjunto da bateria “em sanduíche”.
As zonas húmidas e secas da bateria são separadas por uma divisória, garantindo-se assim que, mesmo em caso de uma colisão violenta, o líquido de refrigeração não entra no módulo, o que poderia constituir uma fonte de problemas. Para maior proteção, existe um intervalo de segurança de 15 mm entre a camada de refrigerante e o invólucro propriamente dito.
Em relação a grupos propulsores comparáveis, acrescenta a marca, o sistema elétrico “três em um” da Aiways é 15% mais pequeno (ocupando apenas 69 litros), apresenta 10% de maior densidade de potência (mais de 3,5 kW/kg) e gira a uma velocidade cerca de 25% superior (16 000 rpm).
