O último 917 a correr nas 24 horas de Le Mans

21/03/2024

A RM Sotheby’s acaba de anunciar a consignação do chassis 917-K81 da Porsche para o próximo leilão no Mónaco, que decorrerá no Grimaldi Forum, de 10 a 11 de Maio. Exemplo verdadeiramente notável de uma das grandes lendas das provas de resistência, este histórico Porsche 917 K-81 de 1981 é o último chassis a ser construído com a aprovação da fábrica e tornou-se o último do seu tipo a competir nas 24 Horas de Le Mans quando enfrentou o Circuito de la Sarthe em 1981, estando avaliado num valor entre os 3,5 e os 5 milhões de euros.

O chassis 917-K81 desempenhou um papel fundamental numa das maiores narrativas underdog no automobilismo, aquando do regresso dos 917 ao topo das corridas de resistência em 1981, após uma ausência de 12 anos, aproveitando uma breve janela de elegibilidade antes da introdução dos regulamentos do Grupo C em 1982. O automóvel foi construído pela Kremer Racing com a assistência de fábrica da Porsche, que forneceu à equipa baseada em Colónia os esquemas do chassis juntamente com um par de motores flat-12, Typ 912. Tornou-se desta forma o 917 mais avançado de sempre, graças aos avanços na tecnologia dos pneus e na aerodinâmica, antes de vir a competir nas 24 Horas de Le Mans de 1981, tendo ao volante Bob Wollek, Xavier Lapeyre e Guy Chasseuil. Apesar de ter chegado a rodar em 9º lugar, a falta de desenvolvimento e a nova carroçaria com efeito solo impediram-no de alcançar todo o seu potencial, acabando por se retirar devido a um tubo de óleo danificado.

O 917-K81 continuou a competir nos 1000 Quilómetros de Brands Hatch do mesmo ano, onde se qualificou em 3º lugar com Bob Wollek ao volante, e finalmente mostraria o seu verdadeiro ritmo, com Wollek a assumir a liderança a meio da corrida, antes de se retirar nove voltas depois. A corrida marcou o fim da curta carreira competitiva do chassis 917-K81 e encerrou a história de topo de gama de um dos modelos mais dominantes e celebrados que já competiram nas provas de resistência.

Disponibilizado pela primeira vez em mais de uma década, representa uma oportunidade extremamente rara de adquirir um dos Porsche 917s mais intrigantes e historicamente significativos alguma vez criados. Tal como na época, o chassis 917-K81 é um automóvel de potencial inigualável e ainda por explorar, que pode desde já ser ser uma entrada ferozmente competitiva em qualquer uma das numerosas séries de corridas históricas para as quais é elegível.

Irá agora a leilão pela RM Sotheby’s no Mónaco, entre os próximos dias 10 a 11 de Maio.

Fotografias: Kevin Van Campenhout

917 K-81 (2)

917 K-81 (1)
917 K-81 (3)
917 K-81 (8)
917 K-81 (4)
917 K-81 (6)