Publicidade Continue a leitura a seguir

Octogenário já teve um Porsche por cada ano de vida

Publicidade Continue a leitura a seguir

Austríaco já comprou oitenta automóveis da Porsche, tantos quantos os anos que tem de vida.

Chama-se Ottocar J., é milionário e um dos colecionadores de automóveis no mundo mais dedicados à causa ‘porschista’. Já teve oitenta automóveis do construtor alemão – tantos quantos anos tem de vida –, entre carros de competição e exemplares homologados para estrada, religiosamente conservados numa divisão especial de sua casa: The Living Room, uma garagem que é uma ode à herança desportiva da marca de Estugarda.

O primeiro exemplar da sua coleção privada, um Porsche 911, comprou-o há 50 anos. Os outros 79 comprou-os igualmente por impulso. Atualmente, ‘só’ 38 modelos estão consigo na sua mansão na Áustria, o suficiente para poder guiar “um Porsche diferente a cada dia do mês… e dois aos fins de semana”.

Desde um 917 de competição, até nove gerações diferentes do Carrera RS, passando por um 910, vários 911 RS 2.7 e até um Porsche Jagdwagen de uso militar, quase nada falta na Living Room. Os mais requisitados para os passeios de todos os dias: o 911 R, o 911 Speedster e as duas últimas gerações do Boxster Spyder.

O excêntrico austríaco é um cliente acarinhado no seio da marca, com direito a tratamento especial. Na sua última aquisição, o exemplar n.º 80 do seu espólio privado foi-lhe dada a oportunidade de colocar com as suas próprias mãos o logotipo da marca no capot no Boxster Spyder a estrear.