Autocross
O Autocross foi o primeiro jogo a 3D, produzido pela Congost. Foi neste simulador que muitas crianças iniciaram as lides de condução pela primeira vez. Foi idealizado por Luis Congost e lançado em 1975. O jogo resumia-se em conduzir um carrinho de plástico, numa pista de obstáculos. O simulador possuía chave, um volante e uma caixa de quatro velocidades.
Garagens e estações de serviço com elevador
Ainda hoje as garagens com elevador são um sucesso entre as crianças. Os melhores modelos utilizam um motor eléctrico para fazer mover o elevador, enquanto os outros utilizam um sistema manual. Seja como for, várias foram as crianças dos anos setenta até hoje que passaram horas a fazer subir e descer os seus pequenos automóveis.
Madelman

Os automóveis da série Madelman foram um grande sucesso na nossa vizinha Espanha, com os seus modelos de Jeep e Buggy, criados pela Manufacturas Delgado em 1968. Ambos existiam em várias versões, como safari, militar, entre outras, com um detalhe estupendo para a época.
Matchbox
Dois amigos criaram uma pequena fundição de metal no Reino Unido, em 1947, chamada Lesney, que era o acrónimo dos seus nomes, Leslie Smith e Rodney Smith. Em 1953 tiveram a ideia de fabricar a carroça real da rainha, sendo logo um sucesso, com mais de um milhão de vendas. Assim, a Lesney decidiu concentrar-se somente na produção de miniaturas. A filha de Jack Odell, o engenheiro que foi contratado para ajudar na produção de fundição, deu a ideia de criar miniaturas de automóveis, dentro de caixas de cartão, para as crianças poderem levar para a escola e assim nasceu a Matchbox.
Meccano
Scalextric
As pistas de slot divertem crianças e adultos, existindo até competições nacionais. A história dos carrinhos de slot remonta a 1912, nos EUA, onde eram aproveitados os carris dos eléctricos, para fazer corridas de miniaturas. O slot como é conhecido hoje, teve início em 1956, através da britânica Minimodels, que melhorou o desenho do engenheiro Fred Francis, lançando a marca Scalextric.
Telecomandados com cabo
Os carrinhos telecomandados dos anos setenta estavam ligados ao comando por um cabo. Mas isso permitia conduzir um automóvel e levá-lo até onde as pilhas deixavam ir. O cabo era curto e o “condutor” tinha de seguir o carrinho. Nesta época, as marcas Rico e Payá eram as que produziam as réplicas mais fiéis dos modelos verdadeiros.
VAM

Esta empresa espanhola produzia pequenas miniaturas de automóveis, com pouca qualidade e em plástico, para vender por cinco pesetas. Apesar da fraca qualidade, aumentavam o parque automóvel de qualquer criança de forma barata. Os modelos mais populares eram o Volkswagen Carocha e os camiões Pegaso.