a carregar vídeo
Os costumes japoneses são bastante diferentes dos do resto do mundo. Um deles diz respeito à tradição de se usarem os ‘uwabaki’, um tipo de calçado em tudo semelhante a chinelos que devem ser utilizados em casa, nas escolas ou empresas onde os sapatos da rua são proibidos.

Assim, jogando com esse tradicionalismo, mas juntando-lhe um elemento de modernismo, a Nissan criou uns chinelos de estacionamento automático para um hotel local situado em Hakone, divertindo os seus hóspedes graças à estranheza do conceito. Mas, não são apenas os chinelos a contarem com tecnologia ProPilot da Nissan. Também as mesas e as almofadas para o chão são de estacionamento automático!

À primeira vista, o ProPILOT Park Ryokan parece uma qualquer outra ryokan (pousada japonesa tradicional): os chinelos estão cuidadosamente alinhados na entrada, onde os convidados retiram os seus sapatos. Os quartos de tatami estão mobilados com mesas baixas e almofadas para chão para os hóspedes se sentarem

Mas uma enorme particularidade distingue esta ryokan das restantes: é que os chinelos, mesas e almofadas foram equipados com uma versão especial da tecnologia de estacionamento autónomo ProPILOT Park. Quando não estão em utilização, o simples pressionar de um botão faz com que “estacionem” automaticamente nos lugares que lhes estão atribuídos.

O conjunto de tecnologias ProPilot foi introduzido pela primeira vez no novo Nissan LEAF, com o sistema de estacionamento autónomo a detetar objetos em seu redor e a parquear automaticamente o seu automóvel num espaço de estacionamento selecionado.

Além de revelar este seu conceito, a Nissan irá oferecer uma noite gratuita na ProPILOT Park Ryokan, situada em Hakone, Japão, a um feliz par de viajantes. Para ter a oportunidade de ganhar, os concorrentes devem publicar no Twitter utilizando as hashtags #PPPRyokan e #wanttostay até ao dia 10 de fevereiro.