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Os SUV são mais perigosos para ciclistas

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De acordo com estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), o formato automóvel da moda é mais perigoso para os ciclistas.

Segundo os especialistas desta organização independente nos Estados Unidos da América, enquanto um veículo mais baixo atira a pessoa para o capô, “os SUV tendem a atropelar os ciclistas”.

Sam Monfort, membro do IIHS e um dos principais autores do estudo explica que provavelmente ocorre desta forma “porque a frente mais alta de um SUV atinge o ciclista acima do seu centro de gravidade”, fazendo-o cair no chão.

O IIHS examinou dados detalhados de acidentes partilhados pelo International Center for Automotive Medicine Pedestrian Consortium, em 71 colisões com ciclistas no estado do Michigan, sempre envolvendo um único veículo e um ciclista de 16 anos de idade ou mais. Estas informações comparadas com os resultados dos relatórios policiais e registos médicos e de outras fontes, permitiram concluir que as lesões nas extremidades inferiores eram comuns em todos os acidentes, independentemente do tipo de veículo.

Mas, globalmente, a gravidade das lesões corporais era 55% superior em colisões envolvendo um SUV, enquanto a probabilidade de lesões graves na cabeça aumenta em 63%.

Em 2020, o primeiro estudo do IIHS concluiu que os SUV, com as secções dianteiras mais altas, também são mais perigosos para os pedestres do que os modelos mais baixos, berlinas ou semelhantes. No entanto, ao contrário dos ciclistas, que sofrem lesões quando caem no chão onde podem ser atingidos, os pedestres tendem a sofrer danos na pélvis e no tórax, onde o SUV os atinge diretamente.