Ouviu falar da VinFast? É agora a 4.ª marca automóvel mais valiosa do mundo

18/08/2023

A VinFast quer ser a Tesla vietnamita e na sua empreitada rumo a este objetivo já tem motivos para celebrar: na estreia no índice norte-americano Nasdaq, conseguiu uma capitalização superior à de gigantes como a Ford!

O preço das ações da fabricante vietnamita VinFast na bolsa norte-americana subiram mais de 270%, o que fez disparar a avaliação da empresa para mais de 85 mil milhões de dólares (78 mil milhões de euros), sendo só ultrapassada por Tesla, Toyota e a gigante chinesa BYD!

Ainda desconhecido na Europa, o construtor de veículos elétricos fundado por Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietnam, não deverá conseguir manter esta valorização em bolsa. Os especialistas acreditam mesmo que preço elevado das ações deve ser temporário, porque o número de ações disponíveis para negociação é reduzido. Contudo, para já a empresa parece seguir sólida, superando todas as expetativas.

A vietnamita VinFast apresentou-se na Europa, no salão automóvel de Paris, em 2018, então com dois modelos premium, uma berlina e um SUV, ambos com assinatura do reputado gabinete de estilo italiano Pininfarina. Mas só agora os planos de expansão da marca asiática foram oficialmente anunciados, com uma gama de veículos elétricos de nova geração. A marca conta com centros de desenvolvimento na Europa, mais concretamente na Alemanha, mas também nos Estados Unidos da América e Austrália.

A VinFast iniciou a comercialização no mercado norte-americano em julho de 2022 e está a construir uma fábrica na Carolina do Norte.