Conhecido como um dos carros mais feios da indústria automóvel moderna, o Fiat Multipla escondia debaixo da sua carroçaria de formas poucos consensuais um interior altamente modular, com espaço para seis adultos (arrumados em duas filas de três bancos) e versatilidade amplamente elogiada.
Mas, para os youtubers do canal Vilebrequin, o incompreendido italiano esconde outros talentos para além da funcionalidade acima da média.
Os belgas Sylvain Levy e Pierre Chabrier acreditam que o veículo multiusos da Fiat pode também destacar-se pelas credenciais dinâmicas e até bater-se de igual para igual com referências desportivas como… o Bugatti Veyron!
É com esse objetivo que projetaram o Miltipla (1000tipla), um Fiat Multipla equipado com um motor de 1.000 CV de potência.
O projeto, apresentado em 2020, entrou na fase final da produção, depois de angariada a verba a rondar o milhão de euros necessários para o desenvolvimento do kit de carroçaria criado por uma famosa empresa de tuning japonesa (ainda no anonimato), a mecânica, aparentemente um V8 americano, e todos os componentes especiais, incluindo o chassis tubular, os bancos de competição em fibra de carbono ou o volante ao estilo da Fórmula 1.
Mais pormenores em breve no canal de Youtube dedicado.