Novo hipercarro italiano trará motor V10 atmosférico, tecnologias e soluções importadas da competição e os pedais mais altos do que o assento do condutor, como num Fórmula 1…
Juri Pambuffetti, italiano de 43 anos, com experiência na área da preparação automóvel, vive o sonho de uma vida dedicada aos motores, prestes a tornar real o projeto de construir um hipercarro em nome próprio para competir diretamente com as referências de Ferrari ou Lamborghini.
O PJ-01 será o primeiro modelo da Pambuffetti Automobile e, ainda no papel, já promete. Entre as caraterísticas mais especiais inspiradas na competição está a posição de condução extrema, pensada ao milímetro para potenciar as sensações ao volante. Os pedais estão elevados em relação ao assento do condutor, como nos monolugares, e o volante retangular, em fibra de carbono e alumínio, também imita os da Fórmula 1. Inclui vários controlos configuráveis, integra um ecrã TFT de 3,5 polegadas e retira-se para facilitar a entrada e a saída do condutor.
No projeto, o modelo recorre a suspensões Push-Rod nas quatro rodas e sistema de travagem carbocerâmico (com 385 mm à frente e 360 mm atrás) que, de acordo com Pambuffetti, oferecem uma “sensibilidade de travagem nunca vista antes num desportivo de estrada”.
O chassis será híbrido, de aço estrutural e fibra de carbono, enquanto a carroçaria muito estilizada é totalmente fabricada em fibra de carbono, pela empresa italiana Carbon Dream.
Já o motor, em posição central, terá “voz grossa”, assegura Pambuffetti, sublinhando a natureza purista do V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado, que surgirá associado a uma caixa sequencial com patilhas no volante. A potência anunciada é de cerca de 800 CV, não havendo qualquer referência a existência de sistemas de eletrificação.
No papel, tudo pronto. Falta o mais importante…