Pagaria 2 milhões por esta carrinha Ford antiga e coberta de graffiti?

20/09/2020

Automóveis clássicos vendidos por quantias verdadeiramente incríveis não surpreendem ninguém, quando se trata de alguns dos modelos mais raros e exclusivos do mundo. Este Ford LTD Station Wagon de 1984 está longe de pertencer a este grupo, mas está à venda por quase 2 milhões de euros. Porquê?

O valor astronómico desta carrinha da Ford com quase 40 anos está no graffiti que cobre a quase totalidade da sua carroçaria. O modelo é, afinal, aquilo a que podemos chamar de valioso ‘art car’, criado por George Lilanga, artista plástico da Tanzânia, falecido em junho de 2005.

Lilanga terá realizado esta obra em setembro de 1996, como moeda de troca por umas noites de estadia num hotel na Alemanha. Tratando-se, de acordo com os especialistas, o único projeto do artista usando um automóvel como tela, encontra-se à venda por 1,999,999 €, num concessionário alemão de viaturas usadas. Preço negociável: “Se quiser, pode oferecer mais”, pode ler-se no anúncio, onde se explica que é “arte, e a arte nunca tem preço”.

Ou seja, não fosse o conjunto de coloridas pinturas abstratas nos painéis da carroçaria, com a assinatura do artista nos dois lados do capot, esta seria apenas uma carrinha dos anos 80, equipada com um motor V6 a gasolina de 120 cv, à venda com cerca de 140 mil quilómetros rodados, por 3 ou 4 mil euros…

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.