Na década de 50, os nossos avós não aceleravam no ‘Gran Turismo’ ou em qualquer outro jogo para consolas tão realista. Mas os simuladores de condução já existiam para alimentar o “bichinho” das corridas.

Este curiosíssimo ‘International Mutoscope Drive Yourself Road Test’, por exemplo, não é mais do que o antepassado das nossas máquinas de jogos modernas, fabricado em 1954, por uma empresa norte-americana, com sede em Long Island, Nova Iorque, para funcionar com moedas – não sabemos quais.

Apesar de arcaico, com 1,52 metros de comprimento, 2,02 de altura e 74 cm em largura, o equipamento já tinha um assento que acompanhava os movimentos do volante, para sensações ainda mais realistas. Enquanto o jogador só tem de manter o carro dentro da estrada, que vai passando a toda a velocidade no ecrã imediatamente à frente dos olhos.

Se a trajetória está correta, a máquina mantém acesa uma luz verde, que passa a vermelho sempre que pisamos uma das bermas da estrada. Durante a ação, vão sendo ligados avisos e sinais luminosos com dicas ou algumas mensagens de incentivo. No final, como nos jogos modernos, fazem-se as contas aos pontos somados para conhecer a classificação que vão de “maçarico” a “expert”.

Como pode ler-se na própria consola, diversão garantida dos “8 até aos 88”

A peça retro foi vendida em leilão esta semana pela Gooding&Company, por 2.063 dólares, cerca de 1700 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.