Para que servem os pontos negros no vidro do carro?

13/09/2023

Certamente que já reparou que existe uma área do para-brisas do seu carro “salpicada” com pequenos pontos negros. Para que servem?

No para-brisas do carro e também nas janelas laterais de alguns modelos existem zonas marcadas com listas de pontos negros, cuja função não é meramente decorativa. Estas marcações cumprem uma importante função de segurança, que não deve ser subestimada.

Como explicam os especialistas da Glassdrive, o elemento principal é a banda preta associada, que se denomina de «Frit» (ou «frisus») e não é mais do que uma faixa de tinta cerâmica, impossível de remover, uma vez que é inserida no vidro durante o seu processo de produção (quando este é cozido).

Esta banda preta tem uma tripla função: criar uma superfície mais rugosa para facilitar a ação da cola que fixa o vidro no lugar; tapar essa mesma cola para que não seja vista do lado de fora do carro e, por fim, proteger essa cola da ação dos raios UV (ultravioleta), uma vez que a sua ação a longo prazo faz com que a cola usada para fixar o para-brisas comece a deteriorar-se.

E os pontos pretos servem para…

Os pontos pretos que vê nos vidros do seu carro não estão lá colocados de forma aleatória, também eles respeitam um padrão, ficando mais pequenos e distantes entre si conforme se vão afastando da referida faixa preta, para garantir não só uma transição visual mais agradável e adequada entre a “Frit” e o vidro em si, como para evitar distorções.

Os para-brisas são moldados a altas temperaturas, mas como a banda de Frit aquece mais rápido que o próprio vidro, pode originar distorções óticas. O conjunto de pontos padronizados ajudar a dissipar a temperatura de forma mais uniforme.

Ainda segundo a Glassdrive, nos modelos mais recentes, em que estes pontos também surgem atrás do espelho retrovisor, o objetivo passa por oferecer mais alguma proteção contra os raios solares, principalmente porque aquela zona não é abrangida pelas palas para-sol.

Fonte: Glassdrive