Teresa Lameiras (SEAT Portugal): “Paralisações da produção, devido à covid-19, tornaram metas europeias mais exigentes”

26/05/2020

Com 2.3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, a quarta geração do Leon chega ao mercado nacional em pleno período de desconfinamento. Teresa Lameiras, diretora da Marketing & Comunicação da Seat Portugal explica ao Motor 24 a importância deste modelo nuclear para a marca.

A Seat Portugal tem como regra não comunicar as suas expetativas de vendas. Uma reserva interna da marca que ganha ainda mais sentido perante as inúmeras incertezas provocadas pela covid-19. Mas quando um modelo traz no seu currículo 2.3 milhões de unidades vendidas, em todo o mundo, ao longo de pouco mais de duas décadas, é difícil não acreditar que as expetativas serão elevadíssimas.
Teresa Lameiras, diretora de Marketing & Comunicação da Seat Portugal, admite ao Motor 24, a propósito do lançamento no mercado nacional da quarta geração, que todos os responsáveis da marca estão “confiantes que a qualidade deste novo Seat Leon, com toda a tecnologia que oferece, numa excelente relação preço/qualidade, concorrerá para que seja um sucesso de vendas”, diz.

“Neste momento”, segundo a mesma responsável, “temos disponível a versão de cinco portas, mas, mais tarde, a carrinha (Sportstourer) será também uma aposta importante num mercado com as caraterísticas do nosso”, explica. “Quanto às motorizações, dentro da oferta atualmente disponível, acreditamos que as mais procuradas serão: 1.0 TSI de 110cv e 2.0 TDI EVO de 150 cv”, sublinha Teresa Lameiras.

Covid-19 obriga a reajustes
O Seat Leon chega a Portugal na segunda fase do período de desconfinamento. Foi, inclusivamente, a primeira marca a avançar para uma apresentação oficial, em solo nacional, depois do retomar parcial das atividades económicas do país. Mas tal implicou algumas mudanças.

“Tivemos que nos reajustar de imediato e foi o que fizemos, apoiando de forma muito rápida a Rede de Concessionários, ajustando investimentos à nova realidade e criando novas formas de estar presente junto dos consumidores e clientes”, conta. “Lançámos a campanha Seat Ret@il, ainda em vigor, que permite a aquisição de viaturas com entrega em casa e desde esta semana a reserva do novo Seat Leon”, acrescenta.

A apresentação do Seat Leon tem um formato bastante original – os modelos foram entregues aos jornalistas à porta de casa. A capacidade de improvisação será cada vez mais importante neste “novo” mundo? “Diria antes a capacidade de inovar e de criar novas soluções, com o mesmo rigor, para cumprir os objetivos de divulgação deste fantástico automóvel”, defende Teresa Lameiras.

Em termos internacionais, a Seat “respondeu com uma adaptação incrível de responsabilidade social, adaptando a sua fábrica de Martorell à produção de ventiladores e máscaras”, adianta. “Em Portugal cedemos 10 viaturas à Cruz Vermelha Portuguesa, que ainda hoje estão a prestar auxílio domiciliário a quem mais precisa, a assegurar mobilidade, ao longo do país. Em termos de negócio, já estamos de portas abertas para receber quem nos visita para comprar viaturas ou fazer qualquer tipo de assistência na nossa Rede de Concessionários, cumprindo todas as regras de segurança. Temos ofertas muito vantajosas em termos de serviço e viaturas novas, que são também uma resposta, uma opção muito interessante para quem quer assegurar a sua compra nesta fase”, refere.

Regras para cumprir

O novo Leon contempla vários tipos de motorizações, com vista a corresponder às diferentes necessidades dos clientes: gasolina (TSI), Diesel (TDI), Gás Natural Comprimido (TGI), mild-hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid). Uma medida fundamental, tendo em conta os novos limites europeus de 95 g/m de emissões. Para Teresa Lameiras, a pandemia veio dificultar ainda mais a vida dos fabricantes. Mas as regras são para cumprir.

“A legislação sobre os objetivos de CO2 na União Europeia está aprovada. E para o Grupo Volkswagen essa situação legal é decisiva. Continuamos os nossos esforços para alcançar as metas na nossa gama de modelos para este ano de 2020 e anos seguintes. Devido às consequências da pandemia do coronavírus, as paralisações de produção e a fraqueza do mercado europeu de automóveis, as condições para atingir as metas são cada vez mais exigentes. De qualquer forma, mantemos a legislação vigente”, afirma a responsável da Seat Portugal.