Tesla dá novo passo no desenvolvimento de soluções de carregamento por indução para os seus automóveis elétricos.

A democratização do carregamento wireless, por indução, de alta eficiência e velocidade, que permite ao veículo elétrico receber a energia enviada por uma placa colocada no solo, sob o local onde se encontram as baterias, será um forte empurrão à mudança do paradigma da mobilidade nas cidades. O grande atrativo deste sistema reside na sua comodidade, já que evita o transtorno do condutor ter de estar a efetuar ligações físicas do carro à rede, disponível em muitos mais pontos.

A Tesla, líder na eletrificação automóvel, acaba de posicionar-se na linha da frente também na tecnologia de carregamento de veículos por indução, com a compra da empresa alemã Wiferion, especializada em sistemas wireless.

O negócio, por um valor a rodar os 69 milhões de euros, foi já confirmada pela Wiferion junto da Conservatória de Registo Comercial da Alemanha, indicando que a empresa vai apostar em “produtos e serviços no campo da eletrónica de potência e outras disciplinas técnicas para apoiar o avanço de veículos elétricos, além de sistemas e equipamentos estacionários de armazenamento de energia”.