Em França, a cerca de 15 horas de carro, fica a famosa Passagem do Gois (em francês, Passage du Gois), a estrada situada na Baía de Bourgneuf e que liga a Ilha de Noirmoutier, na comuna de Barbâtre, à localidade de Beauvoir-sur-Mer, no continente. É mundialmente conhecida porque é das poucas na Europa que é transitável apenas algumas horas do dia, durante a maré baixa.
A Passagem do Gois tem 4,1 quilómetros de extensão e permite a circulação automóvel apenas duas vezes por dia, durante menos de duas horas, até que o mar começa a subir, deixando-a totalmente submersa. Na preia-mar, o nível mais alto da maré, a estrada fica entre 1,3 e 4 metros abaixo do nível do mar.
Obviamente, não faltam registos de ‘aventureiros’ que arriscaram passar fora das horas autorizadas e acabam por… meter água. Aliás, as muitas ocorrências deste género levaram inclusivamente as autoridades locais a avançarem com o projeto da construção de uns pequenos miradouros, em locais elevados, estrategicamente colocados para onde os condutores que são surpreendidos pela subida do nível da água podem levar os seus automóveis em segurança, à espera que a maré baixe…
Desde 1971, existe naquela localidade uma ponte que serve de alternativa mais convencional ao icónico caminho original. Mas sem o mesmo ‘élan’…