Patrulhas da Bolt vão arrumar as trotinetes e bicicletas nas cidades

29/05/2022

A Bolt Patrol, para já, está disponível apenas em Lisboa e Cascais.

O operador de trotinetes Bolt lançou uma nova iniciativa que procura evitar que as cidades se tornem locais inseguros e desorganizados por causa das soluções de micromobilidade.

Tendo em conta o crescimento destas soluções nos grandes centros urbanos, a Bolt Patrol consiste em equipas de colaboradores que circulam em bicicletas elétricas, pelas zonas com maior concentração de veículos de mobilidade suave, reorganizando manualmente os que possam estar incorretamente estacionados.

Santiago Páramo, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal, explica que “a adesão fantástica dos portugueses a modos sustentáveis de transporte, como é o caso das trotinetes e bicicletas elétricas, tem levado a um aumento no uso dos nossos veículos de micromobilidade”.

PATRULHA BOLT ARRUMA OS VEÍCULOS MAL ESTACIONADOS NOS PRINCIPAIS HOTSPOTS

Santiago Páramo prossegue: “Conseguimos recentemente fazer chegar a nossa operação ao Porto e, pouco antes disso, começámos a implementar também a nossa nova gama de bicicletas elétricas – já disponíveis em Lisboa e Coimbra –, aumentando a nossa capacidade de resposta à procura. Esta maior necessidade de manter o ordenamento do espaço público levou-nos a considerar uma abordagem diferente à gestão da nossa frota, e à manutenção destes veículos em geral nos centros urbanos: foi assim que surgiu a Bolt Patrol que, para já, está disponível apenas em Lisboa e Cascais, mas que contamos expandir brevemente”.

A acrescentar a esta iniciativa, a Bolt tem também características nas suas soluções de micromobilidade que pretende dar prioridade à segurança e ao bem-estar dos utilizadores. As trotinetes e as bicicletas elétricas da Bolt estão equipadas com uma série de funcionalidades inovadoras, como um teste de reação cognitiva capaz de avaliar se o utilizador consumiu bebidas alcoólicas, e ainda a sua mais recente incorporação tecnológica de um sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado.

O serviço de trotinetes e bicicletas elétricas encontra-se integrado na aplicação da Bolt, sendo que, para desbloquear o veículo e iniciar viagem, necessita apenas de escolher o ícone do serviço e digitalizar o seu código QR.

Em Portugal, as cidades de Lisboa, Braga, Coimbra, Barcelos, Setúbal e Cascais já contam com esta vertente da Bolt – e em breve chegará ao Porto, depois da operadora estoniana ter recentemente ganho licença para operar na cidade Invicta.