Pequenos carros para grandes viagens: as maiores malas do segmento

02/03/2024

Os bons carros não se medem aos palmos e estes cinco utilitários não comprometem as aspirações de levarmos quase tudo o que precisamos em viagem. São pequenos carros com amplas bagageiras.

 

Pensamos em longas tiradas de autoestrada e nas grandes viagens de carro e são os consumos de combustível que muitas vezes ocupam o topo da lista das preocupações. Talvez também quanto vamos gastar em portagens. E se a manutenção do veículo foi realizada em condições…

Todavia, por sabermos que a preocupação com o espaço na bagageira está na origem de grandes divergências familiares, já que muitas famílias, num esforço para equilibrar as finanças, acabam por escolher utilitários como automóvel familiar, aqui está uma nossa lista de modelos que se destacam pelo espaço na mala. Pequenos carros para grandes viagens:

Dacia Sandero – 410 litros

O novo Sandero viu a sua habitabilidade crescer face ao modelo anterior, oferecendo mais espaço em largura e também para pernas, além de mais espaços de arrumação (21 litros no total, entre portas, tablier e consola central) e uma bagageira recordista do segmento. A mala do Sandero destaca-se com 410 litros de capacidade – quase 20 litros a mais que o segundo classificado desta lista –, extensíveis até 1108 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Renault Clio – 391 litros

O lendário modelo francês surge em segundo lugar nos utilitários com as maiores bagageiras. Embora a renovação do Renault Clio não tenha sido profunda, o fabricante francês reforçou alguns dos principais argumentos do modelo, nomeadamente o espaço, tanto no habitáculo, quanto na bagageira, que oferece agora 391 litros de capacidade. Se deitarmos os bancos posteriores, o valor sobe até 1069 litros.

Volkswagen Polo – 351 litros

O Polo é um dos utilitários com maior estatuto de qualidade e fiabilidade, sendo considerado por muitos como o automóvel mais equilibrado do segmento. O preço mais elevado afasta alguns clientes menos abonados, mas são inegáveis os argumentos do Polo. E isso inclui a sua bagageira, cujo volumetria da bagageira na configuração normal do habitáculo chega aos 351 litros. A capacidade cresce para 1125 litros com o habitáculo configurado apenas para duas pessoas.

Peugeot 208 – 311 litros

A capacidade da mala do Peugeot 208 apresenta uma diferença significativa face aos três primeiros modelos que analisámos, mas a verdade é que 311 litros são ainda um valor muito razoável para este segmento. E se for preciso aumentar significativamente o espaço na bagageira para levar mais bagagem ou volumes de maiores dimensões, basta rebater os bancos da segunda fila e obtemos 1035 litros de capacidade, muito perto, por exemplo, do valor que o Clio oferece nesta configuração de recurso.

Opel Corsa – 309 litros

O Corsa utiliza a mesma plataforma do 208, pelo que são automóveis estruturalmente iguais, embora se afastem expressivamente na imagem. O Corsa ainda é, visualmente, um Opel. Contudo, no que toca à capacidade da bagageira, e segundo os dados oficiais, a diferença entre o utilitário da Peugeot e o da marca alemã é de apenas 2 litros. Ou seja, 309 litros, extensíveis até 1081 litros (neste caso, superior ao do gémeo-falso Peugeot 208) com o rebatimento dos bancos traseiros.