Peugeot 104 ZS, a génese dos pequenos desportivos da marca do leão

15/08/2023

O Peugeot 104 quando foi lançado, em 1972, marcou o início dos pequenos automóveis do segmento de entrada da gama da Peugeot e foi também o primeiro a ser produzido na fábrica de Mulhouse. O seu desenho esteve a cargo de Paolo Martin e no início estava disponível apenas na carroçaria berlina de quatro portas, apesar de parecer ter cinco portas (dado que o vidro traseiro não abria).

Em 1974 foi lançada a carroçaria de três portas e, em 1976, a carroçaria de cinco portas substituía a berlina. O 104 serviu de base para o Citroën LN, Talbot Samba e parte do Citroën Visa. A produção terminou apenas em 1988.

Com base no 104 Coupé, como era conhecida a versão de três portas, a Peugeot produziu duas versões mais apimentadas, o 104 ZS e a mais limitada 104 ZS2. O 104 ZS foi a primeira versão “desportiva” lançada, com o motor de carburador duplo a debitar agora 66cv de potência extraídos do motor de 1,1L de cilindrada. Em 1979 foi introduzido o motor de 1,4L e 72cv e, em 1982, este motor passa a contar com 80cv de potência, graças à substituição do carburador duplo para dois carburadores. A partir de 1982 passou a existir a opção de caixa manual de cinco velocidades.

Em 1977 foi lançada uma versão de homologação do 104 ZS, designada Rallye, onde a carroçaria era mais larga, os para-choques específicos, jantes de liga leve AMIL e o motor XW3S de 1,1L passava a contar com 80cv, garças a um novo colector de admissão, dois carburadores e um filtro de ar de desenho diferente. Esta versão era vendida em kit e montado nos concessionários da marca.

Dois anos mais tarde, em 1979, com base no 104 ZS a Peugeot produziu uma versão ainda mais desportiva e limitada a 1.000 unidades para o 104 ser homologado em Grupo 2, estando equipado com o motor de 1,4L mas aqui com 93cv de potência às 5.800rpm. Esta versão, designada de 104 ZS2, tinha detalhes específicos, tanto no exterior como no interior, assim como o lettering e uma cor única.

Presente neste artigo estão dois exemplares imaculados dos 104 ZS Rallye e do 104 ZS2 que foram levados a leilão através da plataforma da Aguttes no passado dia 25 de Junho. Ambos tiveram resultados semelhantes no leilão, o 104 ZS Rallye foi vendido por 26.910 euros, enquanto que o 104 ZS2 foi vendido por 28 mil euros.