Texto: Filipe Gil
A convite da marca francesa, o Motor 24 e jornalistas de vários países reuniram-se em Copenhaga, Dinamarca, num hotel colado ao aeroporto da cidade para iniciar uma roadtrip de teste ao novo modelo. O destino: Ahus. Uma estância balnear do sul da Suécia a cerca de 140 quilómetros de distância do local da partida.
A viagem serviu sobretudo para mostrar o conforto do habitáculo e a capacidade da bateria e que a marca assume como diferenciador: 500 quilómetros, com a promessa de 660 km na versão long range. E, de facto, desde o arranque da viagem com a bateria totalmente carregada, ainda na Dinamarca, até ao destino na Suécia e regresso ao ponto de partida no dia seguinte, o carregamento não foi motivo de preocupação.
Ora, este novo e-5008 tem alguns argumentos. Começando pelos “prometidos” sete lugares, sabendo-se que os últimos dois lugares são sempre sacrificados em termos de espaço, neste modelo foram pensados para adultos (não muito grandes ou altos) e vêm equipados com apoios de cabeça reguláveis e bancos confortáveis. Para contrariar o “normal”, a Peugeot criou o sistema Easy Acess que permite aos bancos da segunda fila serem totalmente reclinados deslizando para a frente em simultâneo, o que melhora a acessibilidade à terceira fila e aos dois lugares. A manobra é simples graças a um comando situado na parte superior do encosto do banco. Se faz alguma diferença em relação à concorrência no mesmo segmento, faz. Se é um avanço tecnológico que permite o pleno conforto e o pleno acesso àqueles lugares, não.
Tecnologia para cimentar a diferença
Desde o minuto em que entramos no habitáculo do novo 5008, sentimos a aposta da marca num ambiente tecnológico. Um grande ecrã tátil central de 21” de alta-definição que se estende do lado esquerdo do tablier até à consola central – salientamos que na versão Allure dos novos 5008, o novo cockpit é proposto de série com dois ecrãs digitais de 10” num único suporte com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21”. Já o design exterior segue as novas linhas da Peugeot – já com o novo símbolo na grelha frontal e com uma faixa preta fina e elegante que envolve toda a sua secção dianteira e incorpora faróis LED ultracompactos em todas as versões. O como ditam as tendências mais recentes do design automóvel, o número de inserções decorativas na carroçaria foi reduzido e as peças cromadas foram banidas em favor de apontamentos de tinta em elementos específicos.
O(s) motor (es)
Concebido desde o início como um modelo sobretudo elétrico, o novo e-5008 dispõe de uma gama de motores com zero emissões incluindo uma motorização Dual Motor de tração às 4 rodas e uma versão de longa autonomia. Já as versões com tração às duas rodas disponibilizam 210 CV (157 kW) de potência e 345 Nm ou 170 kW e 345 Nm. A versão de dois motores com tração às quatro rodas oferece uma potência total de 320 CV (237 kW) (157 kW à frente e 80 kW atrás). A bateria de alta tensão de iões de lítio com capacidade de 73 kWh e tecnologia de 400V, tem composição química de NMC (níquel, manganês e cobalto), está localizada sob o piso e alimenta o motor elétrico de tração, sendo que os outros componentes de consumo elétricos (luzes, info-entretenimento, etc.) continuam a ser alimentados por uma bateria de 12V, ela própria alimentada pela bateria de alta tensão através do conversor.
No final da roadtrip, percorridos cerca de 300 quilómetros obtivemos um consumo médio de 19,3 kW/100 km, pelo que fazendo as contas ao tamanho da bateria daria para 378 km de autonomia. O novo E-5008 é um veículo direcionado, claramente, para dois tipos de público: as famílias e os desportistas que necessitam de espaço para viajar com o seu material, sejam pranchas ou bicicletas. O modelo, que já pode ser encomendado, chegará às stands nacionais no outono deste ano.
Em Portugal serão comercializadas duas versões 100% elétricas:
A versão Allure – Elétrico de 210 cv (157 kW) – Bateria 73 kWh a partir de 49 150 €
A versão GT – Elétrico de 210 cv (157 kW) – Bateria 73 kWh a partir de 54 150 €