A marca espanhola Ebro, fundada em 1954 para o fabrico de veículos industriais, desapareceu em meados da década de 80, mas prepara-se para regressar à ação com uma pick-up elétrica e um SUV “anti” Tesla.
Um projeto ambicioso, que arranca com o aproveitamento das instalações que a Nissan abandonará no final deste ano, na Zona Franca de Barcelona, novo ponto de partida para o relançamento da marca Ebro no país vizinho, em que participam as empresas QEV Technologies, BTECH e Ronn Motor Group, e prevê um investimento de 1000 milhões de euros até 2026.
De acordo com fontes oficiais, o renascimento da Ebro irá de mais de 4000 postos de trabalho diretos e 10.000 indiretos.
No lançamento, com apresentação prevista já para o final deste ano, a marca contará com uma pick up elétrica, de estilo moderno, e que será concorrente direta da Tesla Cybertruck, embora não se conhecem ainda caraterísticas técnicas.
As informações disponíveis apontam para as dimensões normativas na classe, com cerca de cinco metros de comprimento e largura em torno dos dois metros, com uma altura ao solo que deve ultrapassar os 30 cm.
Tecnicamente, o modelo deve adotar a configuração de dois motores elétricos, um em cada eixo, garantindo quatro rodas motrizes, com potência combinada a rondar os 200 CV e 600 Nm de binário máximo. A marca garante autonomia para cerca de 400 quilómetros entre carregamentos da bateria de iões de lítio, com 75 kWh de capacidade.