Piloto cego vai tentar recorde ao volante de um Corvette de 800 CV

20/04/2021

Dan Parker, piloto que perdeu a visão num trágico acidente em 2012, vai tentar estabelecer um novo recorde de velocidades ao volante do seu Corvette modificado para debitar respeitáveis 800 CV. A marca a bater pertence ao britânico Mike Newton: 322,6 km/h.

Parker quer ver o seu nome no grande livro dos recordes do Guinness na categoria de “velocidade máxima para um automóvel conduzido com os olhos vendados”, contando para esse objetivo com a parceria técnica da Cruise, a divisão de veículos autónomos da General Motors.

O piloto estará aos comandos de um Chevrolet Corvette C6 que está equipado com um sistema de assistência à condução personalizado para proporcionar um feedback audível.

A equipa de especialistas que acompanha a tentativa de recorde definiu na pista uma linha central que permite, depois, traçar todos os pontos de coordenadas. O suficiente para que Parker consiga, através dos sinais sonoros que vai recebendo, perceber o seu posicionamento relativamente a esta linha.

Os primeiros testes dinâmicos foram já realizados com sucesso a mais de 240 km/h.

“O meu Corvette de 2008 é um carro especialmente construído para este efeito e eu desenhei todos os seus aspetos. Com o ‘Blind Driver Challenge’, não só vamos demonstrar que uma pessoa cega consegue conduzir um automóvel de forma segura, como podemos fazê-lo a mais de 320 km/h. Juntos esperamos inspirar as pessoas cegas e demostrar a nossa capacidade, estabelecer um novo recorde mundial e mostrar o potencial das novas tecnologias, como os carros autónomos, para ajudar as personas cegas a romper barreiras na mobilidade diária”, afirmou Dan Parker.