De grande meca da tecnologia de consumo, o CES tem vindo a transformar-se numa espécie de certame automóvel alternativo aos salões clássicos, à medida que cada vez mais fabricantes escolhem Las Vegas para exibir novidades, dos autónomos às autocaravanas.

A Pininfarina aproveitou o maior escaparate mundial de tecnologia para apresentar o eTH, acrónimo de electric Transformer House, que, como o próprio nome indica, é um veículo 100% elétrico que se transforma numa casa moderna e sofisticada.

O projeto, em colaboração com a empresa californiana AC Future, especializada em casas móveis e pré-fabricadas, representa a visão de futuro do estúdio italiano sobre o segmento em expansão das autocaravanas. Neste caso, na faixa mais premium daquele mercado, ou não estivessemos diante de um magnífico apartamento para quatro ocupantes sobre rodas, com espaços amplos que se transformam em escritório, já que o posto de condução se converte facilmente numa secretária transparente com vários ecrãs e conectividade Starlink, o serviço de Internet por satélite desenvolvido pela Space X que permite obter rede em qualquer lugar do planeta.

O eTH Pininfarina mede 6,10 metros de comprimento por 3,35 metros de altura, oferecendo uma área interior de 13 metros quadrados, quando está “fechado”, extensível, através de módulos automáticos, a 37 metros quadrados de superfície total.
Todo o teto está coberto de painéis fotovoltaicos que podem gerar até 25 kWh.