Na 89ª edição do Salão de Paris, entre as muitas estreias mundias, a NamX Hydrogen apresentou o inovador HUV, que como as próprias siglas querem indicar é um SUV movido a hidrogénio, propondo armazenamento híbrido, com um depósito fixo e cápsulas de hidrogénio permutáveis.
O protótipo da empresa franco-marroquina foi desenhado pela Pininfarina, conta com seis pequenos depósitos que podem substituídos à mão em compartimento dedicado na traseira, para acelerar os abastecimentos. A ideia é oferecer mais uma solução alternativa ao conceito tradicional de pilha de combustível (fuel cell), como via para uma mobilidade mais sustentável.
De acordo com os dados fornecidos pela Namx, combinando os seis depósitos amovíveis com o hidrogénio armazenado no depósito fixo, o HUV tem uma autonomia máxima para cerca de 800 km, dependendo da motorização.
No lançamento, o SUV deve estar disponível numa versão de tração traseira com motor 300 cv de potência, e uma versão de topo, com quatro rodas motrizes e 550 cv.
Para a mais potente, o fabricante anuncia 0 a 100 km/h em apenas 4,5s e velocidade máxima de 250 km/h.
O Namx HUV tem início da comercialização previsto para o último trimestre de 2025, por preços a partir de 65 mil euros.