O primeiro superdesportivo elétrico da Automobili Pininfarina, o Battista, está também a ser desenvolvido com o intuito de ser o mais conectado de sempre, graças a uma parceria entre a recém-criada marca automóvel e a empresa de telecomunicações Deutsche Telekom. O objetivo é que o automóvel possa ter acesso online em mais de 50 países.
Ao abrigo desta parceria, cada Battista vai receber um cartão SIM integrado e tecnologia ‘roaming’ de comunicação, para assim permitir a sua utilização global. Usando estes componentes e com o sistema da Deutsche Telekom, o sistema de comunicação do Battista pode procurar a rede mais ‘forte’ em cada momento, assegurando assim a inexistência de falhas na comunicação, mesmo ao atravessarem diferentes países.
Isto permitirá também atualizações remotas ‘over-the-air’ (OTA), que irão manter os veículos atualizados nos seus sistemas. Ao todo, há 26 controlos eletrónicos individuais que podem ser atualizados, desde o sistema motriz, aos sistemas de segurança, passando pelos sistemas dinâmicos de condução e infoentretenimento.
Estas atualizações podem ser feitas através de uma rede WiFi quando estacionado ou através do cartão SIM em andamento. A marca quer que o seu novo superdesportivo seja “à prova de futuro”, beneficiando dos avanços tecnológicos apesar da passagem dos anos.
Outra funcionalidade permitida pela conectividade avançada será a de efetuar diagnósticos inteligentes do estado do veículo, antecipando dessa forma potenciais problemas que possam surgir com o sistema elétrico ou com os sistemas de segurança. Caso o problema não possa ser resolvido com uma atualização de software, a Automobili Pininfarina envia um dos seus engenheiros para resolver o problema, qualquer que seja o ponto no mundo. A conectividade aos smartphones permite que o proprietário tenha também controlo sobre diversos parâmetros do Battista, como a telemetria, climatização ou localização.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.


