Publicidade Continue a leitura a seguir

Pintura mágica da BMW muda de cor com a eletricidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na grande feira da eletrónica de consumo a decorrer em Las Vegas, a BMW apesentou o iX Flow, o SUV elétrico que muda de cor sozinho.

No Consumer Electronic Show (CES) de 2022 em Las Vegas, evento de referência mundial nas áreas da eletrónica, tecnologia e inovação, a BMW surpreendeu com a apresentação do iX Flow, protótipo do recém-lançado SUV elétrico da marca bávara, que se destaca por estrear uma inovadora pintura camaleónica, que muda de cor através de impulsos elétricos.

A nova pintura mágica da BMW, denominada de E Ink, recorre a uma tecnologia que usa a eletroforese, a técnica de separação de moléculas segundo a migração destas num campo elétrico, para mudar a cor dos painéis da carroçaria e outros componentes, como é o caso das jantes. A marca alemã explica que aquelas superfícies contam com milhões de microcápsulas com a espessura de um fio cabelo, em que existem pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

Tudo por meio de impulsos elétricos gerados pelo próprio veículo, quando ativado o sistema através de um simples botão.

Mais uma solução de personalização, a permitir combinações de cores únicas e flexíveis para um sem número de configurações individuais, assim consiga a BMW contornar entraves legais.

De acordo com a lei portuguesa, por exemplo, a cor é um elemento identificativo do veículo e sempre que a mesma seja alterada deve ser averbada no certificado de matrícula.