A Maxxis Tyres, marca no portefólio da Cheng Shin Rubber, com sede em Taiwan, é uma das maiores fabricantes de pneus para veículos de duas rodas e a nona empresa no mundo dedicada ao fabrico de pneumáticos. A sua imagem de marca é reconhecida em todos os principais mercados mundiais, mas acaba de receber fortíssimo impulso, com a atribuição de um novo prémio internacional de design, para o melhor produto na categoria de componentes automóveis.
Os organizadores do ‘Design Award 2020’ decidiram premiar a tecnologia inovadora que permite que o pneu se adapte ao estilo de condução e às condições do piso, mediante o envio de sinais que permitem transformar a área de contacto para melhorar o desempenho e aumentando os níveis de tração.
As características inovadoras do T Razr não ficam por aqui. De acordo com o fabricante, o novo pneu estabelece novos padrões no que diz respeito à regeneração da energia proveniente do rolamento, bem como das desacelerações e travagens, trunfo fundamental para a economia, nomeadamente no incremento da autonomia dos veículos elétricos.
Sensores avaliam o pisoO modelo premiado ainda é um protótipo na fase final de testes de desenvolvimento que permitirão avançar para a produção em grande escala. E a preços acessíveis, apesar da complexidade do conceito.
Projetado para melhorar a motricidade do veículo em todas as situações, mas também o conforto, e sem beliscar a segurança, utiliza tecnologia de ponta para garantir que a ‘borracha’ mantém a capacidade de se ir adaptando às diferentes fases da condução: nas acelerações, nas travagens e em curva. Isto porque as diferentes zonas eletromagnéticas no piso movem-se para modificar a zona de contacto e variar os flancos, ora assumindo um formato mais desportivo ou mais preocupado com a comodidade a bordo.
A tecnologia G-sensor, patenteada pela Maxxis, incorpora um conjunto de sensores que torna possível a monitorização constante das condições de rolamento do veículo e é responsável pela adaptação dos componentes em tempo real, podendo interferir de forma autónoma em cada um dos pneus do veículo.
