Apresentado pela primeira vez em 2020, o protótipo de uma moto insuflável criado por um grupo de investigadores da Universidade de Tóquio prometia ao mesmo tempo solucionar os problemas de estacionamento nas cidades e assumir-se como alternativa mais sustentável e segura aos veículos tradicionais de duas rodas para pequenas deslocações na cidade. Com o nome Poimo, acrónimo de “POrtable and Inflatable MObility”, era a primeira scooter pensada para ser transportada numa mochila, e pode ser insuflada em pouco mais de um minuto com uma pequena bomba de ar, como se de um colchão se tratasse. Chegados ao destino, é “esvaziar” e voltar a arrumar na mochila!
Esta proposta de mobilidade radical é uma evolução do primeiro estudo apresentado, aperfeiçoado com recurso às técnicas de design 3D para melhorar elementos como a posição de condução.
O conceito é básico, composto por uma pequena plataforma rígida, que suporta motor bateria e as rodas, e uma estrutura insuflável que é também responsável pela direção. De acordo com os seus criadores, a sua estrutura flexível não traz apenas vantagens ao nível do transporte e arrumação (é entregue em casa do cliente esvaziada e dentro de uma pequena embalagem…), mas também está pensada para promover uma maior segurança em caso de embate com peões nos trajetos urbanos.
O principal material utilizado na conceção de original meio de transporte individual é o poliuretano termoplástico, podendo ser, por isso, totalmente personalizado através de um programa de computador específico para o desenvolvimento dos componentes da Poimo, para que seja o mais ergonómica possível e possa adaptar-se perfeitamente ao condutor.
