Polícias denunciam novo método de roubo nas autoestradas

18/03/2024

Atenção, o “golpe do ouro” já fez vítimas em França e pode já estar a chegar às estradas nacionais.

Depois dos assaltos com recurso a manobras de distração nas estações de serviço e dos ataques aos pneus nas portagens para roubar automóveis imobilizados mais à frente, há um novo tipo de crime que tem como alvos os condutores em viagem. Chama-se “golpe do ouro”, é um novo método de assalto nas autoestradas que foi detetado nas últimas semanas em França. Em que consiste?

Segundo as autoridades francesas, este método de roubo já foi identificado no seu país e especialmente na circular N7, a menos de 15 quilómetros de Paris. Ali, foram denunciadas tentativas de golpe, por uma família que afirmava ficar sem combustível na estrada para enganar as suas vítimas.

O modus operandi é muito simples: a suposta família permanece na berma da estrada até que um automobilista decida parar para ajudar. Um dos elementos da suposta família explica que não tem combustível nem dinheiro para abastecer, propondo à vítima a troca de alguns artigos em ouro em troca de dinheiro, normalmente “negócios” aparentemente muitíssimo vantajosos para o alvo. Em alguns casos, em que a vítima não tinha consigo a quantia necessária, os golpistas fazem questão de acompanhá-la até um multibanco numa estação de serviço próximo, e assim realizar a compra. Problema; as jóias oferecidas são falsas, e não têm na realidade qualquer tipo de valor.