Por dentro do centro de testes de baterias do Grupo VW em Martorell

08/02/2022

O Test Center Energy da Seat o único centro no sul da Europa de grande dimensão que desenvolve e testa baterias para os novos veículos híbridos elétricos e plug-in do Grupo Volkswagen.

Desde o final do não passado, a Seat passou a contar com um Test Center Energy (TCE), um centro pioneiro na investigação e desenvolvimento de baterias para carros híbridos elétricos e plug-in.

Até 6.000 testes por ano

O Test Center Energy tem a capacidade de fazer até 6.000 testes completos do sistema de alta tensão (bateria, carga, segurança) anualmente.

“Este centro permite-nos posicionar-nos como referência no desenvolvimento de soluções para a mobilidade sustentável” diz Josep Bons, Chefe de Engenharia Elétrica e Eletrónica da marca espanhola.

Os 1.500 metros quadrados de espaço são utilizados para desenvolver e testar o desempenho dos sistemas de potência dos veículos elétricos e híbridos para as marcas Cupra e Seat, bem como para a divisão de scooters Seat Mó e para outras siglas do Grupo Volkswagen.

A capacidade de testes deste centro de baterias é equivalente a 350 casas em potência máxima, refere Francesc Sabaté, responsável pelo TCE: “1,3 megawatts de capacidade de teste, é o equivalente ao que 350 casas consumiriam com todos os seus aparelhos elétricos ligados ao mesmo tempo ou a mais de 100.000 telemóveis a carregar em simultâneo”, explica este responsável da Seat. Ao lado de Sabaté, trabalham nestas instalações mais de 25 profissionais altamente qualificados.

5 bancos de teste e 5 câmaras climáticas

No TCE reproduzem-se todo o tipo de situações que uma bateria pode vir a enfrentar, incluindo simulações de condução rápida e lenta, diferentes declives ou superfícies rodoviárias e também diferentes condições meteorológicas. Existem ao todo cinco bancos de teste e cinco câmaras climáticas: “Desta forma, colocamos as baterias no limite, o que nos permite garantir o máximo desempenho em qualquer circunstância que possa ser encontrada ao longo de todo o ciclo de vida”, afirma Sabaté.

Nas cinco câmaras climáticas, as baterias são expostas a temperaturas extremas que podem diferir até 80 graus centígrados, indo de -25ºC a +55ºC. “Os nossos veículos híbridos e elétricos são vendidos no mundo inteiro. Com estes testes verificamos se as baterias vão funcionar na perfeição em zonas muito quentes como o México, mas também em países muito frios como a Suécia, onde no inverno vamos encontrar temperaturas muito abaixo dos zero graus”, acrescenta.

17.500 horas de testes a baterias

A marca espanhola afirma que o tempo médio de testes a que as baterias são submetidas ronda as 17.500 horas. “São aplicados ciclos de carga e descarga múltiplos em diferentes perfis de temperatura, monitorizando em tempo real todos os parâmetros das células e da bateria completa”, explica Sabaté.

O foco atualmente está nas baterias das plataformas MEB (elétrica) e MQB (híbrida), tal como nos diferentes carregadores utilizados em todos os veículos elétricos. As baterias não são só analisadas individualmente, mas também integradas nos veículos. “Em média, são realizados um total de 900 testes estáticos e 2.500 testes dinâmicos para cada projeto”, de acordo com Sabaté.