Porque é que a BYD está a ganhar terreno à Tesla?

20/03/2024

Parece que foi ontem que os automóveis elétricos eram domínio exclusivo da Tesla. O construtor americano estava a fazer o seu próprio caminho, mas nos últimos anos praticamente todos os outros se juntaram a ele.

A marca de Elon Musk está a aguentar-se em termos gerais, mas a concorrência mais dura vem da China e o “bicho-papão” tem um nome: BYD.
O construtor asiático segue o seu próprio lema (Build Your Dreams) e tornou-se a marca mais vendida no seu mercado nacional, o que não é pouco, porque na China vende-se um grande número de veículos; ultrapassou a Tesla em termos de volume de produção de automóveis elétricos e já começou a sua campanha de expansão.

De facto, a empresa é muito clara quanto à sua posição e ao seu objetivo, tal como o seu slogan: “A maior marca de automóveis de que nunca ouviu falar”. O facto é que cada vez menos pessoas podem admitir que nunca ouviram falar dela, especialmente se pertencerem ao setor automóvel, uma vez que já está presente nos principais mercados europeus e alcançou uma relevante nos mesmos, conseguindo uma perceção de qualidade muito positiva.
É um facto que a BYD está cada vez mais a ganhar terreno à Tesla, mas quais são as razões para tal? Vejamos o que consideramos serem as principais razões que a levam a fazê-lo.

Custos de produção
Ser um fabricante chinês tem enormes vantagens, sendo uma das principais o facto de a produção poder ser realizada num país onde os custos de produção são muito mais baixos do que noutras nações do mundo.
Um exemplo claro disso é o custo da mão de obra, que já faz uma diferença significativa e permite que os veículos sejam comercializados a preços muito mais acessíveis do que os dos rivais.
Além disso, o governo chinês também oferece um enorme apoio financeiro às suas marcas nacionais de carros elétricos, o que levou outras regiões a acusá-las de concorrência desleal, como é o caso da Europa.
No caso da Tesla, esta pode reduzir até certo ponto e, de facto, na guerra de preços que iniciou para dificultar a vida aos seus rivais, está mesmo a perder para conquistar clientes e continuar a aumentar o seu volume de vendas.

Integração vertical
Controlar a maior parte do processo de produção dos seus automóveis é uma forma muito boa de controlar os preços dos seus veículos.
Neste ponto, a BYD tem uma vantagem que a Tesla não consegue igualar: o fabricante chinês produz as suas próprias baterias, controla o processo da cadeia de abastecimento desde o início até ao fabrico das baterias.
Além disso, não se trata de algo que faça em pequena escala, uma vez que é atualmente o maior produtor mundial de baterias recarregáveis.


Automóveis a preços muito baixos
O preço continua a ser uma das maiores barreiras à entrada no mercado dos automóveis elétricos. Muitas marcas estão a desenvolver modelos acessíveis, mas parece praticamente impossível, especialmente como referido no primeiro ponto, que consigam igualar as marcas chinesas.
No caso da BYD e da Tesla, a primeira tem uma gama muito vasta de modelos, com abordagens muito variadas, que vão desde modelos premium a outros muito baratos, o que significa que cobre um mercado enorme e oferece aos seus potenciais clientes opções que incluem carros cujos preços não podem ser igualados.
A questão é que, até à chegada do muito falado Tesla Model 2, que ainda deverá custar cerca de 20.000 euros, a BYD já está a ganhar dinheiro há algum tempo com o Seagull, um veículo que não se sabe se chegará à Europa, mas que está a vender como pãezinhos quentes na China graças a um preço que, à taxa de câmbio, ronda os 9.000 euros.
E por este preço irrisório, estamos a falar de um carro de 3,78 metros com um motor de 75 CV, uma bateria de 30 kWh e uma autonomia de pouco mais de 300 km. Em suma, é um carro bastante decente, mas pelo preço ridículo, é uma compra muito boa. É algo com que a Tesla não consegue competir (e também não conseguirá a médio prazo).