Porque esta luz é indispensável no seu carro? Custa só 14 €

15/08/2023

Os meses de verão convidam a fazer as malas e a viajar de carro por uns dias, mas nunca é demais recordar a importância de estar bem preparado para qualquer emergência.

Entre os dispositivos que consideramos indispensáveis se vai fazer-se à estrada nestas férias está claramente esta luz V16, um complemento muito útil e eficaz ao tradicional triângulo de emergência.

Em caso de acidente ou avaria, é obrigatório vestir o colete refletor, sair do automóvel, abrir a bagageira e retirar da mala o triângulo, que vai ser colocado a uns metros do carro para avisar os veículos que circulam na via.

Porém, este equipamento de segurança obrigatório não só é difícil de ver mesmo com faróis a incindir nele, com é também tão leve que muitas vezes o vento o deita ao chão.

Para melhorar a sua segurança e de toda a sua família junto de um carro parado, o que deve fazer é investir na compra de um ou mais sinalizadores luminosos do tipo V16, dispositivos que em Espanha já estão homologados como sinalização de emergência, em substituição dos pouco práticos triângulos.

 

A grande vantagem da luz V16 é que permite sinalizar um acidente ou uma avaria a uma distância superior, sobretudo à noite, e sem que o condutor precise de sair do carro e expor-se aos elementos. Sendo também mais fácil de utilizar por pessoas com mobilidade reduzida.

Devido às suas dimensões compactas pode guardado no porta-luvas do carro, o que significa que, em caso de paragem forçada na via, bastará abrir uma das janelas para conseguir colocar a luz bem visível no tejadilho (o equipamento fica fixo através de íman na base). Depois, já com a sua posição bem assinalada na via, pode então sair do veículo em segurança para proceder à colocação do triângulo obrigatório.

Encontra uma luz V16 homologada da GoodYear na loja da Amazon, por 14,53 €.