Eixo traseiro do “Little Bastard” de James Dean apareceu à venda na Internet e já vale 82 mil euros.

James Dean, lenda de Hollywood, tinha uma grande paixão por automóveis desportivos, era piloto de automóveis e fã assumido dos modelos da Porsche. Na sua garagem privada, o ator tinha, pelo menos, um belíssimo 356 Speedster, além do 550 Spyder de 1955, ao volante do qual viria a sofrer o acidente fatal perto de Cholame, na Califórnia, quando seguia caminho de Salinas, onde iria competir na Salinas Road Race. Dean não resistiu à violência da colisão com um Ford Custom, falecendo no dia 30 de setembro de 1955, aos 24 anos de idade.

Numa iniciativa inédita das autoridades norte-americanas, os restos do Porsche 550 Spyder de James Dean foram usados em campanhas itinerantes de segurança rodoviária, mas numa dessas paragens o automóvel sinistrado desapareceu.

A sua localização exata permanece ainda hoje um mistério, mas um dos componentes está à venda na Internet: quase sete décadas volvidas desde o acidente de viação que vitimou James Dean, o eixo traseiro do Porsche 550 Spyder está a ser leiloado pela “Bring a Trailer”.

O lote inclui o bloco completo da caixa sincronizada de quatro relações, eixos de transmissão e conjunto de travões e amortecedores. Todos os componentes montados sobre um suporte construído especificamente para se transformar num artigo de exposição de gosto discutível…

Os números de série visíveis nos componentes confirmam a origem, correspondendo à documentação da Porsche que atesta que a unidade em causa foi instalada num 550 Spyder de 1955 com o número de chassis 550-0055 e número de motor 90059. Enquanto outros documentos oficiais provam que o motor 90059 foi efetivamente montado no exemplar que pertenceu ao ator. Como a peça original chega às páginas da leiloeira é que ninguém sabe explicar com muito detalhe…

Ainda assim, quando faltam 11 dias para terminar o leilão, este pedaço do carro de Dean já vale 100.000 dólares, qualquer coisa como 82.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.