O Porsche 550 Spyder, de que se produziram menos de uma centena de unidades entre 1953 e 1956, é um dos mais cobiçados automóveis da marca alemã, com vários exemplares comercializados acima dos 4 milhões de euros. Este, valendo tamanha fortuna, esteve os últimos 35 anos esquecido no interior de um contentor…
O 550 Spyder, apresentado pela Porsche no salão de Paris de 1953, é dos clássicos com mais valor da marca alemã e um dos automóveis mais cotados da atualidade, com os seus 3,7 metros de comprimento, “animados” pelo famosíssimo motor Type 547, de quatro cilindros opostos (boxer), refrigerado a ar.
Não surpreende, por isso, que cada um dos exemplares conhecidos permaneça guardado a sete chaves, e com o merecido estatuto de peça rara.
Esta unidade também foi mantida longe da cobiça dos colecionadores durante mais de trinta anos. Mas porque estava guardado num contentor e ninguém sabia…
Um unicórnio esquecido
Trata-se do modelo com o número de chassis #550-069, fabricado pela Porsche em 1955, com o motor de 1,5 litros associado a uma caixa manual de 4 velocidades, que pertenceu a um empresário da Califórnia. Foi meticulosamente restaurado no início da década de 80 e arrumado num contentor, numa época em que o referido milionário decidiu dedicar mais atenção às motos, outra grande paixão.
Ora, foram precisamente as motos que levaram Bobby Green, da Old Crow Speed Shop, a rumar à Califórnia para proceder à avaliação da coleção privada deste empresário, pouco após o seu falecimento. Resultando no espetacular achado.
Entre vários veículos com valor histórico que encontrou durante a inspeção a uma série de armazéns antigos, Green “tropeçou” neste impecável exemplar do Porsche 550 Spyder, um de apenas noventa produzidos. “Bom, isto é como encontrar um unicórnio montado pelo bigfoot”, escreveu nas suas redes sociais.
Também surpreendida com a descoberta, a família não demorou a encontrar um interessado na compra do automóvel, que já venderam por um preço que preferem manter em segredo.