Porsche 718 RSK, uma história de desenvolvimento

16/09/2023

Para todos os verdadeiros fãs da Porsche, chegar à Sports Purpose na Bicester Heritage é sempre um momento de grande excitação. Acontece que em locais como este, independentemente de ser um exemplar cuidadosamente guardado ou algum modelo de showroom, todos os Porsche têm uma história fascinante para contar. Hoje, falemos sobre um desses exemplares, um Porsche 718 RSK.

James abre as portas e cuidadosamente retira este magnífico veículo, rodando a chave para que possa voltar à vida e aquecer o seu motor. Assim que o motor “roda” o 718 RSK revela um trabalhar exemplar. Enquanto este Porsche vai aquecendo o consultor Philip Basil conta a história fascinante por detrás deste modelo alemão.

Com o número de chassis 718-004, é um veículo de 1958 construído para a equipa desportiva da marca alemã e um dos que seria construído na segunda série de veículos. O modelo 718 RSK é uma evolução do 550A RS, e foram construídos num total de 34 durante três anos. Este modelo foi tratado como um automóvel desenvolvimento constante, notamos isso pela frente alongada que foi usada para armazenar o pneu suplente, enquanto a superfície do capot foi usada para arrefecer um complexo sistema de óleo, o qual por si só é uma obra de arte.

Este sendo construído em Maio de 1958, participou nas 24h de Le Mans em Junho desse mesmo ano, onde infelizmente não conseguiu concluir a corrida sendo empurrado para fora da pista por um Ferrari sob uma situação climatérica traiçoeira. A sua segunda oportunidade foi num hillclimb na Alemanha onde sofreu danos na parte frontal. Foi aí que a Porsche viu uma oportunidade para o desenvolvimento de um sistema de refrigeração frontal que seria utilizado num RSK de 1959 de um cliente particular.

Após mais alguns eventos, este automóvel foi vendido a um piloto amador na Argentina, e é aqui que a história fica mais interessante. Depois de ter feito algumas corridas nos Estados Unidos, incluindo uma corrida na recém-aberta Daytona, Anton Von Dory fez a sua última corrida, a prova 1000 km Buenos Aires. Talvez não seja o evento mais conhecido a nível mundial, contudo, existia um motivo claro para ter escolhido esta prova.

Basil explicou que Von Dory conseguiu de alguma forma adquirir o famoso automóvel Cisitalia Type 360 Grand Prix em nome da Porsche, cujo fazia parte da colecção pessoal do General Peron, contudo, não tinha forma de exportar este veículo da Argentina para a Alemanha. Assim, Von Dory, utilizou o contentor marítimo e documentos que tinham sido utilizados para importar o 718-004 para a corrida para enviar o Cisitalia de volta para Estugarda, onde permanece até hoje no Museu Porsche.

Durante a década de 1960 este automóvel mudou de proprietário várias vezes em Portugal. Os seus proprietários tiveram dificuldades em manter o 718 RSK em boa forma, uma vez que o notoriamente complexo motor era difícil de manter fiável sem acesso ao conhecimento teórico e técnico dos especialistas experientes da Porsche.

Olhando para este veículo enquanto o sol se está a despedir do dia, é difícil de imaginar que este foi encontrado nos anos 70 com o motor em falta e com partes da sua carroçaria de fibra de vidro com sinais de desgaste. Peter Klaus eventualmente comprou este automóvel para a sua famosa colecção na Alemanha, cuja chegou a atingir um número superior a 250 automóveis. Em 2006 esta colecção foi encerrada com o Museu Louwman, na Holanda, a comprar a maioria dos veículos da colecção. Parte essa onde estava incluído o modelo 718RSK, que se encontrava a ser restaurado mas ainda longe de se encontrar terminado.

Três anos mais tarde, este pedaço de história automóvel foi finalmente restaurado a um nível profundo nas mãos de Albert Westerman, que adicionou este veículo à sua colecção extensa da Porsche. Especialistas cuidadosamente seleccionados recuperaram e completaram este puzzle e devolveram-lhe novamente a sua glória de 1958 com um sistema de refrigeração de óleo montado na frente. Os trabalhos foram concluídos em 2013 e o carro tem sido utilizado com parcimónia desde então, sendo utilizado apenas em ocasiões especiais como o evento de Goodwood Revival em 2019, onde participou numa celebração do Troféu Turístico de 1959.

Para a Goodwood Speedweek de 2020, o carro foi convidado a participar na celebração da primeira victória da Porsche na Le Mans em 1970. James Turner, director da Sport Purpose, esteve aos comandos do 718-004 durante o fim-de-semana. “Subir ao cockpit e instalar-se nos estofos de vinil vermelho utilizado neste veículo é de facto seguir os passos de gigantes.”

Continuar por dizer: “Nas curvas rápidas de Goodwood, o carro manteve-se competitivo com o vencedor da Le Mans, o 917, que ganhou em 1970 e um 3.0RSR como parte da demonstração de alta velocidade. É, sem dúvida, um carro que se pode imaginar a correr confortavelmente e com confiança”.

Enquanto George Williams termina as últimas fotos, o sol já se pôs e mesmo assim o Porsche 718 RSK parece ainda brilhar, atraindo toda a luz que puder para reflectir a sua gloriosa patina. Devolvendo este automóvel de volta ao showroom da Sports Purpose, só é possível imaginar como será conduzir tal pedaço de história, a forma como roda tão libertamente, é quase possível sentir o quão leve o volante seria nas curvas de qualquer estrada que se arrisque a levá-lo.