Porsche ao mar. Motor elétrico do Macan estreia-se neste barco de luxo

16/10/2023

Chama-se Frauscher x Porsche 850 Fantom Air, está equipado com o motor elétrico do próximo Porsche Macan para acelerar em alto mar. Está limitado a apenas 25 unidades e custa 561.700 euros, mais do que um Ferrari 812 Superfast ou dois Porsche 911 Turbo.

O próximo modelo 100% elétrico da Porsche está já em avançado estado de desenvolvimento. O Macan elétrico está já em fase de testes na estrada e, depois dos primeiros testes nos recintos do Centro de Desenvolvimento da Porsche, em Weissach, os bem camuflados protótipos da próxima geração do SUV compacto já saíram das instalações da marca germânica. Mas quando o novo Macan for lançado no mercado, em meados do próximo ano, o seu motor elétrico já terá estreado… num barco.

O Frauscher x Porsche 850 Fantom Air, com 8,5 metros da proa à popa, comporta até nove pessoas e usa o propulsor elétrico síncrono de ímanes permanentes do Macan, com potência limitada a 544 CV (400 kW) e associado a uma bateria enorme de iões de lítio, com 100 kWh de capacidade.

De acordo com a Porsche, a uma velocidade de cruzeiro de 22 nós (41 km/h), a autonomia supera os 100 km.

Menos alcance se usarmos o 850 Fantom Air em todo o seu potencial, próximo da velocidade máxima de 46 nós (86 km/h) e selecionado o modo Sport Plus, como nos Porsche que conduzimos em terra firme.

De 10% a 80% em menos de 30 minutos
A nova embarcação desenvolvida pela Porsche em parceria com a Frauscher Shipyard dispõe de tecnologia de 800V, a permitir carregamentos rápidos (10 a 80% da bateria em 30 minutos).

Inspiração no cockpit Porsche
Sob a coordenação da Style Porsche em Weissach, o Studio F. A. Porsche em Zell am See projetou o leme. O banco reflete o DNA Porsche, a chave de ignição fica à esquerda e o volante do futuro Macan recebeu revestimento de couro sintético resistente a protetor solar e água salgada – e os instrumentos circulares remetem ao icónico Porsche 911.