Depois do ‘drift’ mais longo alguma vez realizado por um veículo elétrico – cumprindo 42 quilómetros a andar de lado! –, o Porsche Taycan garantiu uma nova marca no grande livro do Guinness, ao bater o recorde de velocidade terrestre ‘indoor’.
No interior do edifício do centro de Congresso de Nova Orleães, onde fica a maior sala de exposições dos Estados Unidos, a berlina desportiva elétrica acelerou a 165,1 km/h, suplantando o anterior máximo, que era de 138,4 km/h.
Para a façanha, a marca recorreu a exemplar do Taycan Turbo S, com dois motores elétricos síncronos para 625 CV de potência combinada, que sobe para os 761 CV em ‘overboost’, permitindo realizar a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.
Para otimização da performance no piso muito liso e escorregadio do Ernest N. Morial, os pneus de série foram pré-aquecidos. Leh Keen foi o piloto encarregue de acelerar e parar o elétrico em 488 metros… antes de encontrar uma parede.
“O piso é tão imprevisível, tão liso, que tens confiar totalmente no carro. Era realmente como gelo – e estás a acelerar a fundo em direção a uma parede no final. De repente, aquele espaço enorme parecia demasiado pequeno,” explicou Keen depois da obtenção no recorde. “Eu conseguia sentir os sistemas do Taycan a encontrarem forma de conseguirem manter-me a direito. Nem por um momento duvidei que conseguiria fazê-lo.”, acrescentou.
O recorde de velocidade no interior de um edifício fechado foi estabelecido pela primeira vez em 2011, por Tanner Foust, ao volante do Ford Fiesta de Rallycross e ultrapassado em 2013, pelo finlandês Mikko Hirvonen aos comandos de um kart cross, com motor Suzuki.