Com um design mais apurado, mais potência, mais autonomia e uma ainda melhor performance de carregamento, a Porsche atualizou o Taycan no início de 2024. Agora, chegam três novas versões para completar a família que já tem 16 membros.

 

A nova edição do Taycan GTS baseia-se na história de sucesso dos Gran Turismo Sport da Porsche. Com até 515 kW (700 CV) 1 de potência máxima com Launch Control, esta versão é mais uma vez a oferta mais desportiva antes das variantes turbo. O novo Taycan GTS está disponível nas carroçarias berlina e Sport Turismo. Além disso, na entrada na gama berlina está também disponível, pela primeira vez, uma versão com tração integral. Estugarda.

A gama Taycan nunca foi tão ampla: com três tipos de carroçaria, tração integral e traseira e vários níveis de potência dos modelos Porsche e-Performance, que vão dos 300 aos 760 kW, existe agora um total e 16 versões. A gama acaba de receber os Taycan 4 (disponível em Portugal a partir de 112.612 euros) e o Taycan GTS. No caso do segundo, os preços começam nos 156.128 euros (Taycan GTS) e 157.154 euros (Taycan GTS Sport Turismo).

As três novas opções completam o portefólio do Taycan e já estão disponíveis para encomenda, com as primeiras unidades a chegarem aos concessionários no início de 2025. Estão também disponíveis novas cores exteriores para todos os modelos Taycan. Nas opções “Lendas”, o Cinzento Ardósia Neo e o Azul Pale Metalizado completam a oferta, enquanto na categoria “Sonhos” foi adicionado o tom Violeta Céu Metalizado.

“Com a vasta gama do Taycan, damos resposta a uma grande variedade de desejos e necessidades de mobilidade dos clientes. As novas três últimas inovações exempli-ficam esta amplitude excecional”, afirma Kevin Giek, Vice President Model Line. “Mesmo a primeira geração do Taycan GTS já era o porta-estandarte desportivo da linha de modelos, posicionado entre o Taycan 4S e o Taycan Turbo. E a nova edição não é exceção. E no outro extremo da gama, o Taycan 4 combina a elevada eficiência do modelo de entrada da gama com o comportamento superior da tração integral”.

Os três novos modelos apresentam todas as melhorias ao nível de design, tecnologia e equipamento da atualização do Taycan no início do ano. O desportivo elétrico ultra-passa o seu antecessor em quase todas as vertentes. Os novos modelos têm mais potência, maior autonomia, têm acelerações mais rápidas e carregam em menos tempo e com maior estabilidade. Todas as versões do Taycan apresentam uma lista de equipamento de série ainda mais extensa e vêm com a última geração do Porsche Driver Experience.

A melhoria da performance e da eficiência deve-se a uma série de fatores: um novo motor no eixo traseiro com mais 80 kW de potência do que o antecessor em todos os modelos, um inversor modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gestão térmica revista, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia mo-dificada de recuperação e tração integral. A título de exemplo, nos postos de carrega-mento de 800V em DC, pode ser efetuado um carregamento até 320 kW de potência.

A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração a velocidade elevada aumentou para os 400 kW. Novo Taycan GTS: um desportivo versátil GTS significa Gran Turismo Sport. Desde o Porsche 904 Carrera GTS de 1963, estas três letras têm uma reputação especial entre os fãs da Porsche. Agora também existe uma variante na gama de modelos Taycan com esta combinação de letras. Ou duas, para ser mais exato: o novo Taycan GTS está disponível como berlina ou como Sport Turismo.

Como um desportivo versátil, o Taycan GTS impressiona com os 515 kW (700 CV) de potência em overboost e com Launch Control – mais 75 kW do que o antecessor. Com a nova função “Push-to-Pass”2 no pacote Sport Chrono de série, pode ser ativado um impulso adicional de até 70 kW durante 10 segundos.

No Taycan GTS, o “Push-to-Pass” também tem um carácter desportivo, uma vez que a baixas velocidades o biná-rio é aumentado para os níveis do Launch Control. Tal como no Taycan Turbo GT, o impulso extra é indicado por um contador decrescente no painel de instrumentos e dinamizado por anéis animados no velocímetro.