Texto: Rui Guerra
Macan: Quando menos é mais
A versão de entrada do Macan, agora totalmente elétrica, é alimentada por um motor no eixo traseiro que debita 340 cv (250 kW) e alcança até 360 cv em overboost. Esta configuração permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h, com uma autonomia impressionante de até 641 km no ciclo WLTP. Mais leve (menos 110 kg que o Macan 4), o Macan é muito eficiente e proporciona uma experiência de condução ainda mais ágil. O preço para esta versão começa nos 83.671 euros.
Macan 4: Performance e tração IntegralO Macan 4 introduz a tração integral, ideal para quem procura versatilidade e acrescida estabilidade em diferentes condições de utilização. Equipado com dois motores, um em cada eixo, o Macan 4 debita até 408 cv (300 kW) em modo overboost, com um binário máximo de 650 Nm. A performance mantém-se ao nível de um Porsche, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h. Com uma autonomia de até 613 km, o Macan 4 tem um preço inicial de 86.793 euros.
Macan 4S: Potência e Conforto Extra
No Macan 4S, a Porsche eleva (e de que maneira) o nível de performances e conforto. Com um motor traseiro mais potente, que permite uma potência combinada de até 448 cv (330 kW) ou 516 cv em modo overboost, e um binário máximo de 820 Nm, esta versão acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h. A autonomia chega aos 606 km, mantendo assim a capacidade para realizar longas viagens. Até porque, de série, já inclui o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM) com suspensão pneumática adaptativa, que permite modos de condução ajustáveis e uma relação conforto/comportamento imbatível. Este é, aliás, o ponto que mais nos impressionou no ensaio dinâmico do Macan 4S, a capacidade de manter um conforto ímpar, mesmo com jantes de 22”, sem nunca comprometer a agilidade e o controlo de movimentos da carroçaria. Disponível a partir de 94.038 euros, o Macan 4S é uma escolha perfeita para quem quer dar um salto na potência face ao 4 sem comprometer em demasia os custos de aquisição.
Macan Turbo: No auge da E-Performance
Design e versatilidade aperfeiçoados
Em termos de design, a Porsche mantém o ADN inconfundível da marca, reforçando as linhas atléticas do Macan original com proporções que evocam dinamismo e aperfeiçoam o desempenho aerodinâmico, com a marca a anunciar um Cd de 0,25. O espaço a bordo e a capacidade de carga também foram aumentados, com até 540 litros na bagageira traseira e mais 84 litros numa segunda bagageira dianteira (frunk).
O interior combina sofisticação, qualidade e tecnologia, com um painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas, um ecrã central de 10,9 polegadas, e um outro ecrã opcional para o passageiro com o mesmo tamanho, que permite controlar o sistema de infotainment ou transmitir conteúdos de vídeo. Pela primeira vez, o Macan inclui um head-up display com realidade aumentada, integrando elementos de navegação no campo de visão do condutor.
Carregamentos à velocidade da luz
Em suma, a nova geração elétrica do Macan traz a experiência Porsche para o mundo dos SUV (mais) sustentáveis, com todas as versões a oferecer o equilíbrio entre performance, autonomia e o prazer de condução que define a marca.
