São conclusões de um estudo recentemente publicado pela Momondo, que coloca Portugal no primeiro lugar da lista dos melhores da lista de melhores destinos para explorar de carro na Europa.
Aquele popular motor de busca de hotéis e viagens analisou 31 países para criar a versão mais atualizada do seu “Índice de road trips”, com base na avaliação de 17 fatores em seis categorias distintas: clima, segurança e infraestruturas, preço, trânsito e sustentabilidade, aluguer de carro, e natureza e pontos de interesse.
Boas estradas, muito sol
Portugal conquistou a nota máxima de 100 pontos, com muito boas avaliações na qualidade das estradas, abundância da natureza, pontos de interesse, e preço dos carros de aluguer. “As pontuações quanto às horas de sol por ano, à pouca poluição atmosférica e ao trânsito também são bastante elevadas”, refere a empresa.
No segundo posto do ranking aparece a Espanha, com pontuações elevadas em quase todas as categorias em que Portugal também se destacou. No Luxemburgo, o país que ocupa o último lugar do pódio, o estudo elogia a natureza e oferta cultural e histórica, destacando que “não se paga portagens para circular”.Atrás de Portugal, Espanha e Luxemburgo ficaram Alemanha, Suécia, Eslovénia, Finlândia, Dinamarca, Itália e Islândia.
Fora do ‘top10’, alguns países com prestações importantes em algumas categorias específicas. A Suíça, primeira classificada no capítulo Segurança e Infraestruturas, que distingue os países que têm menos acidentes e melhores estradas, também venceu a categoria Natureza e pontos de interesse. “A Suíça arrebatou o prémio com as suas cordilheiras, lagos e florestas majestosas, mas também por ser o país europeu com mais locais de Património Mundial em relação à sua área territorial. O segundo lugar foi para o Luxemburgo, seguido pela Áustria, Portugal e Eslovénia”, explica a Momondo.
A Ucrânia vence a categoria Preço, que classifica o país pelos preços dos combustíveis, alojamento e estacionamento, bem como pelas políticas de portagens.
No capítulo Trânsito e sustentabilidade, que inclui fatores que afetam as condições de circulação, como a poluição atmosférica, o trânsito e a quantidade de carros por 1000 habitantes, os Países Baixos chegaram ao primeiro lugar.