A idade do parque automóvel circulante continua a aumentar, mas há cada vez mais carros em Portugal. Somos o sexto país da Europa com mais carros por agregado familiar.
A idade média dos veículos ligeiros de passageiros, em Portugal, atingiu os 13,5 anos, em 2021, segundo dados divulgados esta semana pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Representando mais 0,3 anos que em 2020.
No final do ano passado, circulavam no país um total de 5,41 milhões de automóveis ligeiros de passageiros com matrícula portuguesa, mais 2% do que em 2020. Destes, 1,35 milhões (25%) com o primeiro registo anterior a 2001 – mais 2,4% no final de 2020.
Contas feitas, na última década, o parque circulante de automóveis ligeiros em Portugal “envelheceu” 2,4 anos.
Agora, um novo estudo realizado pelos britânicos da plataforma Confused.com confirma Portugal como um dos países europeus com mais carros por agregado familiar. De acordo com a referida pesquisa, a vida familiar dos portugueses envolve, em média, o casal e duas crianças, para os quais, muitas vezes, um segundo carro é indispensável.
A lista europeia dos países com mais carros na família é liderada pelo Chipre, com uma média de 1,72 automóveis por cada casa, seguindo-se a Polónia, com 1,67 carros no agregado familiar, e Luxemburgo (1,66). Portugal aparece no 6.º posto, empatado com a Espanha e a Finlândia, todos com média de 1,31 carros por agregado familiar.