Publicidade Continue a leitura a seguir

Portugal no mapa das estradas mais perigosas do mundo

Publicidade Continue a leitura a seguir

A equipa de especialistas da Budget Direct, seguradora de baixo custo, com sede em Brisbane, na Austrália, comparou os dados oficiais de cada país para estabelecer uma edição atualizada do ranking das estradas mais perigosas do mundo.

Em Portugal, o IC19, entre Lisboa e Sintra, repete o 1.º lugar do ‘Top’ nacional, com o potencial de perigo mais elevado e onde foram identificados 11 pontos negros (mais dois do que em 2019). Para a estatística oficial, são considerados pontos negros os troços com até 200 metros onde tenham ocorrido, pelo menos, cinco acidentes com vítimas durante um ano.

Ainda de acordo com os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a que a Budget Direct recorreu para realizar o estudo, em 2020 observou-se uma redução substancial nas principais variáveis de sinistralidade rodoviária, relativamente ao ano anterior, tendo-se registado menos 9.526 acidentes (-25,6%), menos 116 vítimas mortais (-22,3%), menos 536 feridos graves (-21,2%) e menos 12.882 feridos leves (-28,7%).

“O ano foi um ano marcado a partir de meados de março pela crise pandémica, com impacto significativo nos padrões de mobilidade, e consequentemente na exposição ao risco de acidente e no comportamento dos utentes das vias, em resultado das medidas de confinamento tomadas para conter a pandemia do SARS Cov-2”, pode ler-se no comunicado oficial.

Quanto ao tipo de via, os arruamentos concentraram 62,6% dos acidentes com vítimas, 32,1% das vítimas mortais, 43,2% dos feridos graves e 60,6% dos feridos leves. No entanto, o maior número de vítimas mortais ocorreu nas estradas nacionais, com 34,6% do total.

Todos os dias, mil milhões de carros percorrem estradas de todo o mundo. Anualmente cerca de 1,35 milhões de pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito; mais da metade dessas mortes ocorre entre peões, ciclistas e motociclistas.

Este é o mapa das estradas mais perigosas do mundo: