As previsões meteorológicas anunciam o inverno mais imprevisível dos últimos anos, mas de uma coisa ainda pode ter a certeza: vem aí chuva e muito frio. E com o que pode contar também é com maiores desafios para quem anda na estrada, onde a prevenção assume ainda maior importância para a segurança. Apure a técnica de condução, tornando-a ainda mais defensiva e cuide dos pneus.
Você pode ter o melhor automóvel, com o último grito em matéria de segurança ativa e passiva, mas os dotes de pilotagem de nada servirão se não tiver os pneus em condições.
Ajuste a pressão dos pneus para o inverno
As temperaturas do inverno têm um impacto direto nos seus pneus: quando a temperatura baixa, a pressão dos pneus também diminui. De acordo com os especialistas da Michelin, deve adicionar 0,2 bar à pressão recomendada pelo fabricante “se estiver a ajustar a pressão numa garagem onde a temperatura interior é positiva (por ex.: 18°C), enquanto a temperatura exterior é negativa (por ex.: -2°C, para uma diferença de 20°C com a temperatura interior da garagem”.
Este ajuste compensa a diferença entre a temperatura interior mais quente e a temperatura exterior mais fria, assegurando que a pressão dos seus pneus de inverno está bem adaptada à condução no inverno.
Se ajustar a pressão dos pneus no exterior, então siga o nível de pressão recomendado pelo fabricante.