/Primeira viagem de táxi aéreo no Japão tem monte Fuji por padrinho

Primeira viagem de táxi aéreo no Japão tem monte Fuji por padrinho

Um táxi aéreo elétrico voou pela primeira vez no Japão, tendo o monte Fuji como pano de fundo.

 

O voo foi a primeira exibição internacional da Joby Aviation e decorreu no Centro Técnico Higashi-Fuji da Toyota em Shizuoka, no início desta semana.

Esta foi mais uma etapa na estreita colaboração entre a Toyota e a Joby e surge poucas semanas depois de a Toyota ter investido mais 500 milhões de dólares no desenvolvimento dos táxis aéreos elétricos da Joby.

O voo, realizado à vista do Monte Fuji, constituiu uma oportunidade para demonstrar a baixa pegada acústica da aeronave sem emissões da Joby e celebrar os quase sete anos de colaboração entre as duas empresas, período durante o qual a Toyota apoiou a Joby “fornecendo informações a partir da sua extensa experiência em fabrico e tecnologia automóvel”, afirma-se em nota de imprensa.

Os engenheiros da Toyota trabalham agora lado a lado com a equipa da Joby na Califórnia e, em 2023, as duas empresas assinaram um acordo de longo prazo para que a Toyota forneça os principais componentes do grupo motopropulsor e de atuação para a produção das aeronaves da Joby.

“O nosso primeiro voo internacional é um marco significativo na nossa jornada para tornar as viagens aéreas limpas uma realidade quotidiana”, afirmou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby. “Partilhamos a visão da Toyota para o futuro da mobilidade e estamos honrados por termos tido a oportunidade de apresentar um vislumbre desse futuro através do nosso voo no Japão.”

O voo foi testemunhado por um vasto leque de convidados, entre os quais se encontravam representantes do Gabinete de Aviação Civil do Japão. A Joby Aviation já está certificada como companhia de aviação nos Estados Unidos e os seus aviões elétricos de descolagem vertical já tiveram o aval da força aérea norte-americana.

Após o primeiro voo de exibição internacional da aeronave elétrica, Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation, afirmou: “A mobilidade aérea tem o potencial de mudar o nosso ‘sentido de distância e tempo’, e abrir um futuro com a nova opção de mobilidade aérea que enriquecerá ainda mais a vida de muitas pessoas.”

“A Toyota está empenhada em aprofundar a nossa colaboração com a Joby e continuaremos a trabalhar em conjunto para realizar os nossos sonhos comuns”, continuou.

O táxi aéreo elétrico da Joby pode transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades até 320 km/h, oferecendo mobilidade a alta velocidade com zero emissões operacionais e uma fração do ruído produzido pelos helicópteros.

“Este novo serviço de mobilidade tem como objetivo reduzir o congestionamento do tráfego, minimizar o impacto ambiental e fornecer soluções de transporte para as regiões urbanas e rurais, demonstrando o potencial para enfrentar vários desafios de transporte no Japão e em todo o mundo”, afirma a empresa em comunicado.