Os habitantes de Leiria proprietários de veículos elétricos ganharam uma “prenda” de natal nesta quadra, com a inauguração de um hub de carregamento de 18 tomadas.
Trata-se do primeiro de um total de dez hubs, que resulta de um investimento de cerca de dois milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e financiado pelo Fundo Ambiental.
Cada hub é constituído por um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento semirrápido (22 kW) e um posto de transformação.
O hub de Leiria localiza-se na Rua de Santo André e a cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

O Presidente da Mobi.e, Luís Barroso, aproveitou a ocasião para destacar a “imprescindível parceria da Câmara Municipal de Leiria” que tornou possível a concretização deste hub e que se irá constituir como uma solução que ajudará, certamente, a mitigar a ansiedade que muitos utilizadores ainda sentem quando pensam em carregar a sua viatura”.
Luís Barroso realça a importância deste projeto, afirmando que se trata “de um piloto que vem dar um sinal ao mercado de como poderá evoluir a resposta da rede Mobi.E, em zonas de maior procura, como os grandes centros urbanos. O número crescente de utilizadores poderá encontrar mais facilmente, no mesmo local, um carregador disponível, mais ou menos rápido, de acordo com a sua necessidade do momento”.
Por sua vez, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, garantiu, na sua intervenção, que Leiria vai continuar a investir na mobilidade elétrica e na expansão da rede de carregamento.
Fundamental uma cobertura efetiva e equilibrada
Gonçalo Lopes, considerou que é decisivo para o futuro que Portugal garanta uma cobertura efetiva e equilibrada do território com postos de carregamento, de modo a criar condições para que a transição para os veículos elétricos esteja ao alcance de todos.
A rede Mobi.E é composta atualmente por mais de 2.300 postos de carregamento e 4.800 tomadas, maioritariamente situados em espaços de acesso público. Trata-se de uma rede, cujo modelo se baseia na interoperabilidade e no caráter universal de utilização.