O primeiro carro de competição voador está pronto para a estreia no campeonato mundial de corridas aéreas ainda este ano.
Está pronta para a competição a versão mais recente do Airspeeder, o inovador projeto desenvolvido pela Alauda Aeronautics ao longo de “mais de três anos de trabalho para criar uma nova categoria do desporto motorizado que irá acelerar a revolução da mobilidade área, utilizando energia limpa.”
A competição arranca na segunda metade do ano, para uma primeira temporada de teste com os veículos pilotados remotamente. Mas o modelo final, já em 2022, vai ser capaz de albergar o piloto.
O Fórmula voador mistura características de um monolugar clássico de F1 com um drone, sem asas ou apêndices aerodinâmicos, mas com rotores no lugar das rodas, que permitem levantar voo e aterrar verticalmente e acelerar a 120 km/h.
Comparativamente ao Mk2, protótipo revelado no ano passado, a nova versão viu a potência quase duplicar (+95%), com aumento de apenas 50% no peso total do conjunto. O sistema propulsão elétrica debita agora 96 kW/128 cv, alimentado por um ou mais packs de baterias especiais, montados num chassis de alumínio e carroçaria de fibra, com um peso total de 100 kg.
Na geração seguinte (Mk4), os valores de potência e prestações aumentarão exponencialmente e toda a estrutura será produzida em fibra de carbono. Inalterada irá manter-se a configuração atual de oito rotores dispostos em X que, de acordo com o fabricante, traz vantagens em matéria de manobrabilidade e estabilidade.“Em corrida os pilotos vão poder curvar como num verdadeiro Fórmula 1”, asseguram.
Por outro lado, o sistema de octocóptero “garante que o veículo consegue aterrar em segurança em caso de falha num rotor ou numa das baterias”.
Ainda na área da segurança, o Airspeeder Mk3 representa “um avanço técnico gigante” para a empresa, ao incorporar uma série de tecnologias nunca vistas num veículo voador elétrico. O modelo está equipado com sistemas LiDAR e radares que permitem que criar um “campo de forças virtual” à volta do monolugar para evitar colisões.
A Alauda irá produzir e entregar mais dez exemplares Fórmula voador para cada equipa interessada em competir, numa competição que já despertou o interesse de nomes importantes das indústrias automóvel e aeronáutica, como são a Mclaren, Babcock Aviation, Boeing, Jaguar Land Rover, Rolls-Royce ou a Brabham.
Nos próximos meses será conhecido o calendário com a série de corridas que irão contar com o Airspeeder. “Este ano teremos as primeiras corridas com carros voadores elétricos, marcando o início da categoria mais excitante e progressiva do automobilismo mundial”, afirma Matt Pearson, fundador da Airspeeder e mentor do projeto.