O novo Volkswagen Touareg apresenta uma inovação na forma do primeiro painel de instrumentos curvo, que tem mão portuguesa, já que o mesmo é concebido na fábrica da Bosch em Braga.

O que há muito tempo chegou às salas de estar em casa das pessoas e também aos smartphones está agora a ser colocado na estrada pela Bosch como o primeiro deste género em produção em massa.

“Os dias dos painéis de controlo totalmente planos chegaram ao fim. Com o primeiro painel de instrumentos curvo do mundo, a Bosch dá início a uma nova dimensão nos cockpits de veículos”, diz Steffen Berns, presidente da divisão Car Multimedia. O painel de instrumentos “curvo” vai oficializar a sua estreia no Innovision Cockpit do novo VW Touareg.

Parte do segredo desta nova solução tem a criatividade e a sabedoria de engenheiros da Bosch Car Multimedia, em Braga.

“A equipa de engenharia mecânica é responsável por especificar e desenhar todas as partes físicas do produto. A montagem é também da responsabilidade da Bosch Car Multimedia, em Braga, assim como a sua expedição para os nossos clientes”, avança Carsten Stoll, Group leader da equipa de engenharia mecânica para Sistemas de Instrumentação da Bosch Car Multimedia em Braga.

Configuração totalmente variável

Velocímetro, mapas de navegação ou a lista telefónica: o conteúdo mostrado no painel de instrumentos com uma dimensão diagonal de quase 31 centímetros (12.3 polegadas) é determinado pelo condutor mediante a situação de condução e as suas preferências.

Cada informação pode ser mostrada em todo o ecrã ou em conjunto com outros conteúdos. Assim se os ocupantes quiserem ver uma rota enquanto se consulta uma playlist é exequível fazê-lo de forma fácil e cómoda usando os comandos no volante ou o touchscreen. Além disso, é também possível fazer zoom no mapa do GPS diretamente no ecrã – uma nova funcionalidade que será lançada no Innovision Cockpit do Touareg.

Vibrações, flutuações de temperatura e a suscetibilidade de falhar: a exigência requerida aos ecrãs dos veículos, em termos de robustez e qualidade, é extrema. Em adição, o condutor deve poder ler de forma fiável a informação dos painéis, mesmo quando o sol é refletido nestes ecrãs. Esta é a razão pela qual a Bosch produz estes clusters com recurso a um processo de produção especial.

O Optical Bonding – nome dado a este processo – um líquido muito fino é utilizado para ligar o painel de instrumentação diretamente ao vidro. Graças à perfeita fixação dos dois componentes, o painel reflete menos luz, sendo que a sua eficácia é quatro vezes superior à dos ecrãs normais. Para o condutor, isto significa que não existem reflexos incómodos e que o contraste é mais visível quer seja em ambientes de luz ou de escuridão.

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