Prio Renault Eco Team garante os dois primeiros lugares no Campeonato de Portugal de Novas Energias na penúltima prova do Campeonato.
Com a vitória de Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo no 1º eco Rally de Lisboa e o 5º lugar de Nuno Serrano e Alexandre Berardo, 4º para o Campeonato, estas duas equipas garantiram o Campeonato e Vice-Campeonato em 2022, a uma prova do final, repetindo o fantástico resultado de 2021. Mas as contas não estão fechadas e em Reguengos assistiremos à luta pelo primeiro e segundo lugares finais, entre os pilotos do Prio Renault Eco Team, que conta com o apoio da Fidelidade, ACP, Welectric, Cascais e Edgeline.
O Rally de Lisboa foi uma prova diferente do habitual, com muita navegação e com zonas onde era difícil de cumprir a média. O Road Book em formato A5 e com figuras complexas dificultou em muito a tarefa das equipas.
Nuno Serrano e Alexandre Berardo foram das equipas que mais sofreu com estas diferenças e o 5º lugar final está longe dos resultados que obtiveram durante a época: “Foi uma prova em que tivemos muita dificuldade em compreender as figuras do Road Book e nunca conseguimos estar tão afinados como gostamos. Faz parte das provas haver ralis que podem não correr bem, mas nada está perdido. Vamos para Reguengos disputar o primeiro lugar do Campeonato com o Eduardo e com o José Carlos, mas conseguimos garantir o primeiro e o segundo lugares no Campeonato que era o nosso objetivo em 2022”, referiu Nuno Serrano.
NA ÚLTIMA PROVA DO CAMPEONATO, NO ALENTEJO, IRÁ AGORA DECIDIR-SE QUEM SERÁ O CAMPEÃO 2023.
Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo fizeram uma excelente prova e conseguiram uma vantagem para o 2º classificado que foi a maior de todo o campeonato. Para Eduardo Carpinteiro Albino, “O Road Book não era fácil e o José Carlos fez um trabalho exemplar. Estivemos toda a prova muito entrosados e os resultados foram surgindo com naturalidade. Nem queríamos acreditar que a margem para o segundo era tão grande, mas era o que queríamos porque tínhamos muito receio da especial de domingo, que afinal acabou por também correr bem.”
Para a última prova do Campeonato “vamos aplicar-nos, como fizemos em todas as provas. As contas dos campeonatos são diferentes para mim e para o Zé Carlos, porque em Proença-a-Nova ele não esteve comigo, mas vamos dar o nosso melhor para tentar que ambos cheguemos ao título”, concluiu Eduardo Carpinteiro Albino.
A classificação do 1º Eco Rally de Lisboa ficou assim ordenada:
| 1º Eduardo Carpinteiro Albino / José Carlos Figueiredo | Renault Zoe ZE50 R135 | 104 pontos |
| 2º Pedro Filipe Morais / Silvia Pereira Coutinho | BMW i3 | 157 pontos |
| 3º Carlos Silva / António Serrão | Fiat 500e | 162 pontos |
| 4º Rui Madeira / Sancho Ramalho | KIA e-Niro | 168 pontos |
| 5º Nuno Serrano / Alexandre Berardo | Renault Zoe ZE50 R135 | 174 pontos |
| 6º Hugo Batista / Ivo Miguel Tavares | Tesla X | 189 pontos |
A última prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Novas Energias será o E-Rali Sharish – Alentejo Central, a realizar dias 19 e 20 de novembro, com centro em Reguengos de Monsaraz.
Classificação dos Campeonatos após o 1º Eco Rally de Lisboa:
Condutores: 1º Eduardo Carpinteiro Albino 115 pontos; 2º Nuno Serrano 104 pontos, 3º Pedro Filipe Morais 73 pontos; 4º Hugo Batista 70 pontos; 5º Carlos Silva 34 pontos.
Navegadores: 1º Alexandre Berardo 104 pontos; 2º José Carlos Figueiredo 90 pontos; 3º Sílvia Pereira Coutinho 71 pontos; 4º Ivo Miguel Tavares 70 pontos; 5º Helena Silva 34 pontos.