Produzido desde 1984 em Pamplona, o VW Polo deixa a Europa e vai continuar a ser produzido na África do Sul.
Com esta mudança, as instalações de Pamplona vão sofrer importantes alterações, e ser preparadas para a montagem de veículos totalmente elétricos a preços acessíveis que começarão a sair das linhas de montagem em 2026.
De acordo com os planos do construtor alemão, em Pamplona serão produzidos dois pequenos SUV totalmente elétricos, um com a marca Volkswagen e um segundo com a assinatura da Skoda.
De acordo com o grupo, ambos os SUVs serão sustentados por uma adaptação da plataforma MEB exclusiva para veículos elétricos da Volkswagen. A plataforma será encurtada numa versão com tração dianteira.As alterações à plataforma MEB foram efetuadas para que a Volkswagen consiga alcançar o objetivo de vender os automóveis a preços mais próximos dos praticados nos modelos com motor de combustão.
A versão da Skoda que será montada em Pamplona chamar-se-á Epiq e terá um preço inicial de 25.000 euros, revelou o fabricante no início deste ano. Em dezembro, a VW revelou que o seu modelo totalmente elétrico a preços acessíveis será o ID2all SUV.
Em dezembro passado, a VW revelou a forma da sua versão do automóvel, denominada ID2all SUV.
Apesar de a montagem ter sido deslocalizada para a fábrica de Kariega, na África do Sul, o Volkswagen Polo continua a ser vendido na Europa.