Programa EDP Energia Solidária vai apoiar projetos sociais em mobilidade verde e renováveis

01/05/2023

Podem candidatar-se projetos que promovam a transição energética com base em um ou mais dos três temas definidos: energias renováveis, eficiência energética e mobilidade sustentável.

 

Os projetos sociais nas áreas da eficiência energética, energias renováveis e mobilidade sustentável já podem concorrer ao apoio do programa EDP Energia Solidária. A fase de candidaturas da edição de 2023 arranca no dia 1 de maio e decorre até 31 de maio, podendo as entidades interessadas fazê-lo através do site da Fundação EDP.

A relevância social, o carácter inovador e a sua sustentabilidade a longo e médio prazo são alguns dos critérios pelos quais os projetos serão avaliados no âmbito do EDP Energia Solidária. O programa surge em linha com a estratégia do grupo EDP de promover uma transição energética justa, sendo uma evolução do programa EDP Solidária, refere a empresa.

EDP INVESTE MAIS DE DOIS MILHÕES DE EUROS NESTA INICIATIVA, EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL.

Em 2023, a EDP vai investir mais de dois milhões de euros nesta iniciativa, em Portugal, Espanha e Brasil, reforçando assim o seu compromisso com a sociedade através deste programa, que faz parte de um dos eixos de intervenção do plano global de impacto social do grupo – EDP Y.E.S. – You Empower Society.

Que tipos de projetos se podem candidatar?

São aceites projetos que promovam a transição energética justa com base em um ou mais dos três temas definidos:

Energias renováveis: projetos que utilizam ou promovem a utilização e o conhecimento sobre energias renováveis para criar respostas sociais inovadoras;
Eficiência energética: projetos inovadores que promovem a eficiência energética através da capacitação de comunidades, e instituições de forma inovadora, podendo ou não incluir transformações físicas de espaços;
Mobilidade sustentável: projetos inovadores que promovem formas de mobilidade mais sustentável como bicicletas, trotinetes ou partilha de veículos. Projetos de formação/ capacitação sobre mobilidade sustentável.

Em Portugal, o EDP Solidária nasceu em 2004, tendo apoiado até hoje a implementação ou manutenção de mais de 400 projetos sociais em todos os distritos do país, com um investimento de cerca de 17 milhões de euros.

“A EDP está fortemente empenhada, através das suas fundações em Portugal, Espanha e Brasil, em incorporar no seu investimento social as questões da transição energética justa e da inclusão e eficiência energética. Com o programa Energia Solidária, a EDP quer reforçar e ampliar esse mesmo compromisso e envolver todos num processo de transição energética que se quer justo e sustentável. Este é um caminho inquestionável e que deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades, em especial as que se encontram em contexto mais vulnerável”, salienta Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP e presidente da Fundação EDP.